Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula não vai se hospedar em hotel durante viagem à Argentina

O presidente Lula vai se hospedar na residência oficial do embaixador brasileiro em Buenos Aires durante sua participação na Cúpula do Mercosul, marcada para esta quarta-feira, 2. A decisão de usar a representação diplomática acontece em meio a críticas sobre os gastos com as viagens internacionais do governo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No primeiro trimestre de 2025, as despesas da União com passagens, diárias e transporte chegaram a R$ 789,1 milhões. A cifra representa um aumento real de 29,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando os gastos foram de R$ 611 milhões. 

O Itamaraty confirmou ao portal Metrópoles que Lula ficará na residência do embaixador Julio Glinternick Bitelli, em vez de se hospedar em hotel. 

Infográfico Poder360 viagensInfográfico Poder360 viagens
Foto: Reprodução/Poder360

A escolha contrasta com as duas viagens internacionais anteriores do presidente. Ele ficou hospedado em hotéis de luxo na França e no Canadá.

Viagem de Lula é 1ª ida à Argentina desde posse de Milei

A viagem de Lula desta quarta-feira será a primeira visita oficial do petista à Argentina desde a posse do presidente Javier Milei. A partir deste mês, o Brasil assume a presidência rotativa do bloco até 31 de dezembro.

O encontro acontece em meio a tensões geopolíticas internacionais e à expectativa por uma conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O Itamaraty afirmou que o combate ao narcotráfico e ao crime organizado será uma das prioridades da presidência do Brasil. 

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: