O Palácio do Planalto confirmou, por meio de nota à imprensa, o telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6).
Segundo o comunicado, durante a conversa, que durou cerca de meia hora, o presidente brasileiro solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, além da suspensão das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Ainda de acordo com a nota, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Durante o telefonema, Lula e Trump também acertaram um encontro presencial. O presidente brasileiro sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, prevista para o fim do mês.
Encontro na ONU
A conversa entre os dois chefes de Estado ocorre após um breve encontro durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no mês passado, em Nova York. Na ocasião, Trump afirmou em discurso que havia combinado com Lula de conversar posteriormente e elogiou o presidente brasileiro.
“Eu estava entrando no plenário da ONU, e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem. Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos. Mas ele pareceu um cara muito legal. Ele gostou de mim, e eu gostei dele”, disse Trump.