Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula perde para Bolsonaro em um eventual 2º turno em 2026

Uma pesquisa da Atlas Intel, divulgada nesta terça-feira, 8, mostra Jair Bolsonaro à frente de Lula em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. A intenção de votos no ex-presidente cresceu 0,8 ponto porcentual (p.p.) em relação ao levantamento anterior, publicado em 30 de maio.  

Agora, 48,6% dos respondentes declaram intenção de voto em Bolsonaro, contra 47,8% em Lula e 3,6% nulos. O levantamento coletou 2,621 mil respostas entre 27 e 30 de junho, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é 2,2 p.p. para mais ou para menos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Lula perde para Bolsonaro em um eventual 2º turno em 2026, diz Atlas Intel
Lula perde para Bolsonaro em um eventual 2º turno em 2026, diz Atlas Intel
Foto: Reprodução/Atlas Intel

Em contrapartida, a intenção de voto em Lula no segundo turno cresceu contra os demais possíveis candidatos considerados. O levantamento da Atlas Intel mostra o petista à frente de Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite. 

A pesquisa não considerou o nome de Jair Bolsonaro para o primeiro turno em 2026. Lula aparece como vencedor contra Tarcísio, Michelle, Zema, Caiado, Ratinho Jr., Leite, Pablo Marçal e Ciro Gomes. No entanto, caso as eleições repetissem as candidaturas de 2022, Bolsonaro teria 46% dos votos computados, enquanto Lula teria 44,4%.

Foto: Reprodução/Atlas Intel

Governo Lula é pior que o de Bolsonaro, mas nível de reprovação cai

Quanto à avaliação do mandato de Lula, 51,8% dos que responderam à pesquisa disseram reprovar o desempenho do petista, contra 47,3% de aprovação. O nível de desaprovação cresceu em relação aos 43,4% registrados em abril de 2024 — menor nível da série temporal —, mas é inferior aos 53,7% registrados em maio deste ano.

A Atlas Intel computou também a percepção comparativa entre os governos Lula e Bolsonaro. Das 18 áreas avaliadas no levantamento, a avaliação de o petista tem desempenho pior que seu antecessor cresceu em 11.  

Foto: Reprodução/Atlas Intel

Compartilhe:

Veja também: