Neste domingo, 10, Luiz Inácio Lula da Silva realizou o plantio de uma muda de baobá nos jardins do Palácio do Alvorada, a residência oficial do presidente do Brasil, em Brasília. O gesto foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais do chefe do Executivo federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nas imagens, Lula destacou que a árvore representa um símbolo africano. Expressou, ainda, o desejo de que ela traga “muita sabedoria” aos futuros ocupantes da Presidência.
Que a terra do Palácio da Alvorada, com todo o amor e cuidado que recebe, permita que o nosso baobá crie raízes profundas e atravesse séculos. Plantar essa muda, símbolo de resistência, sabedoria e longevidade, é plantar um pedaço de eternidade. pic.twitter.com/nN62dy3hCq
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2025
“Espero que este Baobá cresça aqui no Palácio do Alvorada para fazer com que as pessoas que venham morar aqui tenham juízo, tenham compromisso e tenham disposição de ajudar o Brasil a crescer”, afirmou o petista, em publicação no X. “[…] Que cada pessoa que encostar nessa árvore saia mais ajuizado.”
Mensagem de Lula sobre o plantio


Na legenda da publicação, Lula comparou o ato de plantar a árvore ao de eternizar valores no jardim do Alvorada. “Que a terra do Palácio da Alvorada, com todo o amor e cuidado que recebe, permita que o nosso baobá crie raízes profundas e atravesse séculos”, escreveu o presidente no X. “Plantar essa muda, símbolo de resistência, sabedoria e longevidade, é plantar um pedaço de eternidade.”
O Palácio do Alvorada, situado às margens do Lago Paranoá, serve como residência oficial do presidente da República. O local é palco de cerimônias e encontros com chefes de Estado. Seu nome remete ao nascer do sol, escolhido para simbolizar um novo começo para o país na época da inauguração de Brasília.
Leia também: “O golpe de 2022”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 282 da Revista Oeste