Neste sábado (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na Granja do Torto, em Brasília, 35 membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
No chamado “Abril Vermelho”, neste ano, o MST foi responsável por ao menos 36 invasões de terra em diversos estados, como forma de pressionar o governo federal pela reforma agrária.
O encontro com membros do movimento ocorreu um dia após o presidente ter visitado o Rio Grande do Sul, onde cresce a insatisfação dos produtores rurais com relação às medidas em apoio aos atingidos pelas enchentes.
Nesta sexta-feira (16), agricultores gaúchos declararam “Dia de Luto” pela atividade agropecuária, marcando a visita de Lula ao estado com manifestações em diversas cidades. Em apoio ao movimento, o comércio em várias localidades fechou suas portas. As mobilizações incluíram protestos com máquinas agrícolas, caminhões e acampamentos em regiões estratégicas.
No mesmo dia, o presidente Lula concedeu uma entrevista à Rádio Gaúcha, onde foi questionado sobre o movimento SOS Agro RS, que cobra mais ações do governo federal. Em resposta, Lula afirmou: “Pessoas ligadas ao agronegócio sempre foram antigoverno. Pode ser que alguns tenham razão, mas a verdade é que nós já atendemos muita gente do agronegócio”.
Na Granja do Torto, o MST apresentou ao presidente demandas como a facilitação do acesso ao crédito, regularização da situação de cerca de 100 mil acampados em todo o país, estruturação de cadeias produtivas, educação na reforma agrária e incentivos para a produção de alimentos agroecológicos.
Em nota divulgada pela Presidência, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também presente no encontro, destacou a importância do diálogo para acelerar os programas públicos para o campo.
Segundo Teixeira, Lula teria determinado ao Banco do Brasil e ao Ministério da Fazenda estudos para avaliar a criação de um Desenrola voltado para as questões do campo, além de recursos e créditos voltados para habitação e compra de terras. O Desenrola Brasil é o programa criado pelo governo para renegociação de dívidas da população.