Parlamentares da oposição convocaram manifestações para o próximo domingo, 3, em várias regiões do país. A mobilização ocorre em resposta às sanções impostas por Donald Trump ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os atos, impulsionados pelo tarifaço e pela aplicação da Lei Magnitsky ao magistrado brasileiro, pedem o fim dos “abusos” da Suprema Corte.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As manifestações estão previstas em pelo menos sete Estados: Rio Grande do Sul, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Na capital fluminense, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou a oposição para se reunir na Praia de Copacabana.
“O que estamos atravessando hoje no Brasil estará nos livros de história amanhã”, publicou Flávio em suas redes sociais. “Perdemos nossa liberdade aos poucos, normalizamos perseguições e fingindo que está tudo normal no país.”
Mais do que nunca, o Brasil precisa de cada um de nós!
Te convido a lutar pela nossa liberdade em Copacabana, neste domingo (3/Ago), às 11:00, em frente ao Posto 5.
Espero você lá!#ReajaBrasil pic.twitter.com/GqLOqkUvJ8— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 30, 2025
Já o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) pede que os participantes levem aos atos slogans como “Fora Lula, fora Alexandre de Moraes”.
“Está em nossas mãos mudar o Brasil”, destacou o parlamentar. “No dia 3 de agosto, vamos todos às ruas e às praças para dizer ‘não’ aos abusos de Alexandre de Moraes. Fora Lula, fora Alexandre de Moraes.”
No Estado de São Paulo, os atos devem ocorrer em Bariri, Bauru, Campinas e São José dos Campos. Na capital, a manifestação está marcada para as 14 horas, na Avenida Paulista.


Aplicação da Magnitsky domina discussões no X
Nesta quarta-feira, 30, a punição do governo norte-americano a Moraes dominou as discussões na plataforma X. Termos como “grande dia”, “Lei Magnitsky”, “Xandão” e “obrigado Eduardo Bolsonaro” estiveram entre os dez assuntos mais comentados da rede social.
Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, a legislação permite que o país aplique sanções econômicas a “perpetradores de graves violações de direitos humanos em todo o mundo”.
+ Leia também: “‘Grande dia’: punição a Moraes domina discussões no X”
Desta forma, o órgão justifica que Moraes utilizou o cargo na Suprema Corte para “autorizar detenções arbitrárias preventivas à liberdade de expressão”.
O nosso pedido é: REAJA BRASIL!
A manifestação vai acontecer em todas as cidades do Brasil no dia 3 de agosto.
Aqui em São Paulo convido você e sua família para uma manifestação pacifica, às 14h, no dia 3 de agosto, na Avenida Paulista.
Até lá! pic.twitter.com/MG1kg9dC3j— NasRuas (@NAS_RUAS) July 25, 2025