O Estado do Texas, nos Estados Unidos, enfrenta uma situação crítica depois de alertas de chuvas intensas para este domingo, 6. A região foi impactada por uma enchente devastadora, que resultou em 27 mortes e deixou outras 27 pessoas desaparecidas na sexta-feira 4. Os dados são do Serviço Nacional de Meteorologia do país.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As autoridades confirmaram, neste sábado, 5, que o número de vítimas fatais no Rio Guadalupe inclui 18 adultos e nove crianças. As equipes de resgate continuam as buscas por pessoas isoladas e desaparecidas, enquanto 860 moradores já foram removidos de suas casas — oito deles estão feridos.
Desaparecidos e ações de resgate no Texas
No acampamento cristão para meninas Camp Mystic, próximo ao Rio Guadalupe, 27 das quase 750 participantes ainda não foram localizadas. O governador do Texas, Greg Abbott, declarou que os trabalhos de busca por sobreviventes seguem em andamento. Ele também pediu para a população orar pela região. “Muitas pessoas foram arrastadas para uma catástrofe extraordinária”, afirmou Abbott, conforme noticiou a imprensa norte-americana.


Segundo o jornal norte-americano The New York Times, o Serviço Meteorológico enviou alertas durante a madrugada, mas a rapidez com que o nível da água subiu dificultou a resposta das autoridades e a retirada de moradores das áreas de risco.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nas redes sociais que o governo federal atua junto do Estado e dos municípios. “Nossa Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve”, afirmou. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor.”


O vice-presidente J. D. Vance, por sua vez, classificou o desastre como uma “tragédia incompreensível”. “O coração de nossa nação está partido pelas vítimas no Texas”, escreveu nas redes sociais. “Espero que todos os afetados saibam que estão nas orações da minha família e de milhões de norte-americanos.”
Our nation’s heart breaks for the victims in Texas and their families. Just an incomprehensible tragedy.
I hope everyone affected knows they’re in the prayers of my family, and of millions of Americans.
***Eternal rest grant unto them, O Lord,
and let perpetual light shine…— JD Vance (@JDVance) July 5, 2025
Mais temporais nos EUA
O meteorologista Jason Runyen, do Serviço Nacional de Meteorologia, informou que a tempestade que atingiu o Texas deve provocar mais precipitação, com risco de temporais e novas inundações.
A previsão é de 50 a 120 milímetros de chuva neste sábado, com possibilidade de volumes isolados de até 250 mm, principalmente no leste de San Antonio e de Austin. As regiões de Kerr e de Hunt, no Rio Guadalupe, já receberam 170 mm desde a última quinta-feira, 3. O volume de chuva superou em mais que o dobro a média mensal.
My heart is broken and hurting for the people in Kerr County, Texas.
These images and videos bring me back to the morning Hurricane Helene hit us in Western North Carolina.
Nothing can prepare you for this.
My whole heart is hurting for all of you,pic.twitter.com/n5u6seDi2a
— Matt Van Swol (@matt_vanswol) July 4, 2025
A expectativa é de mais 50 a 100 mm neste sábado, número bem acima do normal. Dados do US Climate Data mostram que a média anual de chuva no condado de Kerr é de 825 mm. O mês de julho já recebeu cerca de 71 mm.
As buscas pelas meninas do Camp Mystic continuam com apoio de bombeiros, voluntários, 14 helicópteros e drones. O local permanece sem energia, água e internet, e as outras crianças, ilhadas, aguardam resgate. Os governos estadual e federal mobilizaram a Guarda Costeira e a Agência Federal de Resposta a Desastres para auxiliar no salvamento.