Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Malta quer quebrar sigilo de lobista

Durante a primeira sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta quarta-feira, 20, o senador Magno Malta (PL-ES) anunciou que vai apresentar um requerimento para quebrar o sigilo de 100 anos, sobre a entrada do “Careca do INSS” nas dependências do Senado.

A Casa estabeleceu o segredo, depois de ter sido provocada, via Lei de Acesso à Informação, pelo site Metrópoles.

O jornal digital requereu todos os acessos de entrada e saída do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes.

“Os dados solicitados consistem em informações de caráter pessoal, haja vista se referirem a pessoa natural identificada, submetendo-se aos regramentos dos artigos 55 e seguintes do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012 (Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), bem como aos arts. 5º e 7º da Lei nº 13.709, de 14 de agosto 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD)”, informou o Senado.

Derrota do governo Lula na CPMI do INSS

stf iofstf iof
Da esquerda para a direita, os presidentes Hugo Motta (Câmara), Davi Alcolumbre (Senado) e Lula (República), durante uma reunião em Brasília — 2/2/2025 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Mais cedo, o governo Lula foi surpreendido na abertura da CPMI.

Isso porque a oposição tirou o senador Omar Aziz (PSD-AM) da presidência do colegiado e emplacou o senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Além disso, os conservadores removeram da relatoria o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), nome do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em substituição a Ayres, o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) ocupou a posição. A CPMI começou os trabalhos hoje.

Leia também: “Ciro Nogueira: ‘O assalto aos aposentados foi um crime hediondo’”, entrevista publicada na Edição 268 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Compartilhe:

Veja também: