Técnico do Grêmio, Mano Menezes falou sobre comprometimento após a queda para o Alianza Lima nos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre.
Em coletiva após o empate por 1 a 1 em uma Arena lotada, o comandante gremista falou sobre o processo de recuperação do time na temporada e disse que tudo também passa pela postura dos próprios jogadores.
O treinador da equipe tricolor disse que, internamente, todos os jogadores do elenco querem estar no Grêmio, mas que aqueles que “querem e se dedicam” serão priorizados. E Mano citou o atacante Cristian Pavón como exemplo de atleta que conseguiu dar a volta por cima no time – inclusive, superando as críticas dos torcedores.
“O que eu valorizo são aqueles que querem e se dedicam para melhorar. Vamos dar um exemplo de um jogador que vinha sendo bastante criticado e nos últimos jogos entrou e entregou pelo seu esforço e dedicação: Pavón. Nós temos é que valorizar esses, eles podem mostrar para o torcedor que, embora a gente não tenha preferência tão grande por aquele ou aquele, são esses que vão ajudar. Aqueles que entenderem que o caminho é esse, juntamente com a gente, vão ser priorizados para fazer parte da recuperação da equipe, estar junto dos jovens e fazer todos crescer”, começou por dizer.
“Não, não temos casos específicos (de jogadores que não queiram estar no Grêmio), o que tínhamos já saiu porque queria sair, deixou claro que queria e o clube entendeu que era a hora de fazer. Quando eu falo ‘os que querem’ não estou dizendo que existem jogadores que não querem, mas aqui tem que quere mais, aqui tem que dar a sua vida o tempo inteiro para passar por esse momento, o clube é forte de camisa, o torcedor quer comportamento. Por que ele (torcedor) entendeu que o Pavón está de novo no contexto e o está apoiando mais? Ele viu isso no Pavón, e foi um dos que depois da Recopa (Gaúcha) deu uma declaração muito bonita de que não estava passando por um momento extraordinário, mas que ia trabalhar para que as coisas melhorassem. Esse é sempre o caminho, isso é o que nós acreditamos e é isso que a gente valoriza.”
Por último, Mano ainda falou sobre a contratação de Carlos Vinícius, anunciado nesta quarta, e elogiou o reforço, que veio do futebol europeu.
“É um jogador de nível de Europa, jogou no Benfica, e jogou de verdade no Benfica. Quando ele chegou no Tottenham enfrentou a concorrência do Kane, que só fez 40 e poucos gols naquela temporada, então naturalmente teve menos espaço. Mas é um jogador de área, de pivô, de atacar espaço, tem boa definição, tem uma boa estatura de disputa. É um jogador que pode ajudar bastante a gente na temporada.”
Diante do Alianza Lima, o Grêmio precisava de pelo menos dois gols para levar a partida para os pênaltis e chegou a marcar com Gustavo Martins, mas nos acréscimos da etapa final sofreu o empate dos pés de Hernán Barcos, que colocou a “lei do ex” em prática após vestir a camisa tricolor de 2013 a 2015.