Políticos e parlamentares reagiram nas redes sociais depois de mais uma ofensiva do Supremo Tribunal Federal (STF) contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desta vez, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi alvo de uma operação da Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Brasília, e forçado a usar uma tornozeleira eletrônica por ordem de Alexandre de Moraes.
No X, o deputado Cabo Gilberto (PL-PB) agiu com indignação. “Senador com tornozeleira?”, questionou. “Que vergonha! Congresso Nacional totalmente desmoralizado por isso está sendo fechado igual Venezuela.”
Senador com tornozeleira???
Que vergonha Congresso Nacional totalmente desmoralizado, por isso está sendo fechado igual Venezuela.— Gilberto Silva (@cabogilberto) August 4, 2025
O senador Jorge Seif (PL-SC) escreveu: “O Brasil acaba de inventar uma nova categoria política: Senador Zumbi!”
O Brasil acaba de inventar uma nova categoria política:
Senador Zumbi!Marcos do Val:
❌ Sem salário
❌ Sem redes sociais
❌ Sem verba de gab
❌ Sem passaporte
✅ Multa milionária
✅ Com tornozeleiraImunidade parlamentar só pra esquerda. Só falta tirar a alma do capixaba pic.twitter.com/UXERfuoS4h
— 🇧🇷 Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) August 4, 2025
Carlos Portinho (PL-RJ), também senador, saiu em defesa do colega. “Agora temos um Senador com tornozeleira e SEM DENUNCIA que ampare.”
Tinhamos um Senador “cassado”. Um Senador zumbi. Sem remuneração e sem verba de gabibete – que é verba do orçamento do Senado Federal. Agora temos um Senador com tornozeleira e SEM DENUNCIA que ampare. Sequer denunciado foi @marcosdoval e o seu caso estava na gaveta. Moraes… pic.twitter.com/7XivVTFSiD
— Carlos Portinho (@carlosfportinho) August 4, 2025
O senador Eduardo Girão enfatizou: “Ou a Casa Revisora da República age agora ou é mais digno fechar as portas!”
Exato,líder @carlosfportinho ! E o pior; o Sen Marcos Do Val,q integra a oposição ao regime Lula-STF,já havia sido censurado em todas as suas redes sociais e multado p/ordem de Moraes em R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais),valor astronômico q bloqueou a conta bancária… https://t.co/bIpUbq5OeJ
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) August 4, 2025
Medidas contra Marcos do Val
Em agosto de 2024, o ministro Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas do senador Marcos do Val e a apreensão de seus passaportes, incluindo o diplomático, no curso de um inquérito da Polícia Federal sobre ataques a autoridades.
Mandados também foram cumpridos em imóveis do senador em Vitória, com o objetivo de recolher o passaporte diplomático, que estaria em seu gabinete, em Brasília.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No dia 15 de julho, Do Val solicitou ao STF autorização para viajar com a família aos Estados Unidos. A solicitação foi negada no dia seguinte por Moraes, que afirmou que caberia ao senador adequar suas atividades às medidas cautelares impostas.
Mesmo assim, o parlamentar viajou. Em nota oficial, afirmou que deixou o país com a documentação diplomática e consular em ordem e que comunicou previamente sua saída.
Leia também: “Moraes na lista dos ditadores“, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 280 da Revista Oeste