Às vésperas de enfrentar o terceiro rival brasileiro no Mundial de Clubes, já que o Chelsea encara o Fluminense nas semifinais nesta terça-feira (8), pelas semifinais do torneio, o técnico Enzo Maresca mostrou respeito total ao futebol praticado no Brasil.
Em entrevista coletiva, o treinador italiano revelou conversas com Filipe Luís e Abel Ferreira durante o torneio e destacou que tem estudado profundamente o estilo das equipes brasileiras.
“Depois dos jogos contra Flamengo e Palmeiras, eu conversei com o Filipe Luís e com o Abel para fazer perguntas a eles e aprender coisas novas. Concordo plenamente com tudo o que eles me falaram. Em termos de qualidade, o nível (do futebol brasileiro) é muito alto. E, se você conseguir convencer o jogador brasileiro a ser a mesma coisa em termos de esforço e fisicalidade, os times brasileiros podem ser todos top, porque no Brasil você tem tudo: qualidade e parte física. Os jogos que jogamos contra times brasileiros eles mostraram que são top em qualidade. Amanhã, esperamos exatamente a mesma coisa.”
O treinador do Chelsea também respondeu sobre a declaração de Renato Gaúcho, que chamou atenção para a diferença orçamentária entre os clubes. O técnico do Flu afirmou que sua equipe tem apenas 10% do orçamento dos ingleses. Maresca, no entanto, minimizou esse fator.
“Para mim, isso é simples… Eu creio que orçamento não ganha jogo. A história do futebol está cheia de equipes com orçamento alto que perderam partidas contra times de orçamento mais baixo. Para mim, não é questão de orçamento, e sim de fazer bem as coisas em campo. Orçamento não é suficiente para ganhar os jogos, precisa mostrar muito mais do que isso.”
Por fim, Maresca revelou até estar assistindo jogos antigos do atual técnico tricolor: “O Brasileirão tem nível top. Eu já disse isso outro dia: respeito muito os times brasileiros e a competição brasileira. O Brasil é um dos melhores países, senão o melhor, em termos de futebol. Então, tenho 100% de respeito. Entre Flamengo, Palmeiras e Fluminense, vi muitos jogos. Estou agora assistindo a jogos do Renato no tempo do Grêmio. Então, imagine quantos jogos eu vi (risos). Mas é bom jogar contra times de outros países, porque você sempre pode aprender coisas novas. O treinador deles têm muitos anos de experiência no futebol. O estilo dele eu vi nos jogos do Grêmio, não só no Fluminense, e é um estilo bastante claro. Como eu já disse, nesse estágio do torneio só teremos jogos difíceis.”
Onde assistir a Fluminense x Chelsea no Mundial de Clubes?
Fluminense x Chelsea, às 16h (de Brasília) de terça-feira (8), terá transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.