A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, revelou em entrevista ao CNN 360° que a Polícia Federal está conduzindo investigações sobre os focos de incêndio no Pantanal e na Amazônia.
O objetivo é identificar e punir os responsáveis pelas queimadas de forma exemplar.
Marina Silva destacou que os meteorologistas têm afirmado categoricamente que os incêndios atuais não são resultado de causas naturais, como raios.
“O que está acontecendo é que as pessoas estão ateando fogo no Pantanal, na Amazônia, e o que aconteceu no caso de São Paulo não é diferente”, declarou a ministra.
Investigações em andamento
Atualmente, mais de 32 inquéritos estão abertos pela Polícia Federal, principalmente na Amazônia e no Mato Grosso do Sul.
A ministra ressaltou que os governos estaduais, incluindo São Paulo e Mato Grosso do Sul, também estão conduzindo suas próprias investigações.
Marina enfatizou a importância das ações governamentais no combate ao desmatamento e aos incêndios: “Imagine se não tivesse uma redução de 50% do desmatamento ano passado e 45% nesses primeiros seis meses, se não tivéssemos desde janeiro do ano passado retomado o plano de enfrentamento do fogo”.
Medidas de prevenção e combate
A ministra detalhou uma série de medidas implementadas pelo governo, incluindo:
- Contratação e treinamento de brigadistas
- Aquisição de equipamentos
- Articulação com governadores e corpo de bombeiros
- Pacto com 70 municípios que mais desmatam
- Criação de uma sala de situação para coordenar ações
- Liberação de crédito extraordinário de mais de 170 milhões de reais para o Pantanal
Marina concluiu afirmando que o governo federal está pronto para auxiliar os estados afetados, mencionando o envio do CAC 390 para São Paulo como exemplo dessa cooperação.