São Paulo recebe, nesta quarta-feira (8), a última edição do circuito Diálogos pelo Clima, promovido pela Embrapa, que ao longo dos últimos meses percorreu todos os biomas brasileiros em preparação para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém, Pará.
O encontro terá como destaque o bioma da Mata Atlântica, com debates sobre agricultura conservacionista, saúde do solo, uso de bioinsumos e práticas de produção sustentável. O evento contará com a presença da CEO da COP30, Ana Toni, e do embaixador André Corrêa do Lago, além do pesquisador Carlos Nobre, referência mundial em mudanças climáticas.
De acordo com a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Embrapa e coordenadora da jornada, Ana Euler, o objetivo é consolidar as propostas discutidas nos encontros anteriores, realizados em regiões como Cerrado, Pantanal, Amazônia, Pampa e Caatinga, em um documento nacional que será entregue à presidência da COP30.
Segundo Ana Euler, o material reunirá contribuições sobre agricultura conservacionista, conservação da água, saúde do solo e o avanço da agricultura regenerativa.
“O mundo observa o Brasil e quer conhecer as boas práticas e tecnologias sustentáveis desenvolvidas aqui. Outro ponto forte é a inclusão socioprodutiva e digital, com destaque para a conectividade no campo e o uso de bioinsumos”, destaca.
Localização do evento
O evento será realizado no Cubo Itaú, em São Paulo, e marca o encerramento de uma jornada iniciada em maio, em Brasília. A carta final do circuito deve reunir diretrizes para uma agenda de ação climática com foco em mitigação, adaptação e resiliência dos sistemas produtivos.