O influenciador Maurício Martins Júnior, conhecido como Maumau, deixou a prisão no fim da tarde de sábado 9, depois de audiência de custódia. O criador de conteúdo pagou fiança de R$ 151, 8 mil.
A Justiça ainda impôs medidas cautelares. Entre elas estão o comparecimento bimestral à comarca em que reside, a restrição de viagens sem autorização judicial e a presença obrigatória em todos os atos processuais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou a Operação Desfortuna dois dias antes da soltura. A ação investiga a promoção irregular de jogos de azar online, possível lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
No total, a corporação cumpriu 31 mandados de busca e apreensão no Rio, em São Paulo e em Minas Gerais. Os agentes prenderam Maumau em flagrante por manter em casa uma pistola com numeração suprimida.
Maumau comemorou liberdade iminente dentro da delegacia
Horas antes de deixar a Delegacia de Guarulhos (SP), o influenciador apareceu em vídeos gravados no interior da cela. Nas imagens, dizia que tomaria um banho antes de “esperar o alvará” e que iria “fazer uma oração” com os colegas de prisão.
Pouco depois, comemorou a liberdade iminente, afirmando que “um homem de Deus não vai ficar preso” e se declarando “do povo” e “do Brasil”.
“Tô indo embora”, disse Maumau. “Vou aqui tomar minha duchinha e esperar o alvará. Porque um homem de Deus não vai ficar preso. Porque eu não sou ladrão, não sou bandido. Maumau é do povo, Maumau é Brasil.”
🙏🏻 ⛓️ Influenciador Maumau ZK grava vídeo rezando com outros detentos após ser preso em Arujá (SP) por posse de arma calibre 38 com numeração raspada encontrada em sua casa.pic.twitter.com/ok4l59lOKU
— République (@republiqueBRA) August 9, 2025
O material chegou a ser publicado no Instagram de Maumau, mas foi removido horas depois. A defesa confirmou a autenticidade das imagens, porém alegou que ele não utilizou aparelho celular próprio. Segundo o advogado Ademilson Alves de Brito, o equipamento de Maumau está apreendido e a gravação foi feita por terceiros.
“Queremos deixar claro que ele sempre respeitou a Justiça e não zombou dela, mas sim agradeceu a Deus e ao poder judiciário pela liberdade”, argumentou Ademilson.
Influenciador diz que não percebeu ter ganhado uma arma
Em vídeos posteriores, já em liberdade, Maumau exibiu um novo celular e um computador, itens que, segundo ele, substituem os apreendidos durante a operação. Chegou a promover a loja onde adquiriu o equipamento, fazendo parceria de divulgação com a marca. “Vou marcar o arroba deles aqui, para ver se eu ganho um descontinho”.
O influenciador nega qualquer envolvimento com organização criminosa. Afirma ter apenas contrato publicitário com uma casa de apostas e diz que nunca utilizou a arma encontrada em sua casa.
+ Leia também: “Influenciador denunciado por Felca já é alvo do Ministério Público”
Maumau relata que ganhou o artefato por causa de uma publicidade que fez para um estande de tiro. Segundo ele, “não se ligou que era uma arma”.