Nesta quarta-feira (9), no Metlife Stadium, em East Rutherford (EUA), PSG e Real Madrid disputam uma vaga na grande decisão do Mundial de Clubes, em duelo que terá transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+. Muito além de um confronto entre dois gigantes da Europa, a partida promove um choque entre dirigentes influentes no Velho Continente.
De um lado está Nasser Al-Khelaïfi, presidente do PSG, e do outro Florentino Pérez, que ocupa o mesmo cargo no Real. Nos bastidores, os cartolas cultivam uma relação que já foi das melhores, mas de uns tempos para cá ficou visivelmente abalada.
Antes de se tornar um dos dirigentes mais conhecidos do mundo do futebol, Al-Kheläifi jogou tênis profissionalmente, inclusive defendendo o Qatar, seu país, em Copa Davis. A trajetória no esporte o colocou em contato com algumas das personalidades mais influentes do mundo, entre elas Florentino, com quem iniciou uma amizade.
Em 2015, quando o seu projeto após a compra do PSG ainda estava apenas no início, Nasser convidou o mandatário espanhol para um camarote durante um torneio de tênis em Doha, no Qatar. E a relação estreita quase rendeu frutos dentro das quatro linhas – e envolvendo Neymar.
Em 2019, dois anos depois de o PSG “quebrar” o mercado e pagar 222 milhões de euros (R$ 812 milhões nas cifras da época) ao Barcelona pelo brasileiro, o Real Madrid quase foi destino do astro, e tudo por conta da boa relação de Florentino com Al-Kheläifi, que levou a situação do atacante ao conhecimento do clube espanhol. E em meio a um interesse do Barça no seu retorno.
Mas alguns negócios saíram de fato do papel. Como, por exemplo, as transferências dos goleiros Keylor Navas e Alphonse Aréola, que foram de um clube para o outro após uma negociação casada. O primeiro teve Paris como destino, enquanto o francês foi para Madri.
A partir de 2021, entretanto, a relação estremeceu. E tudo a partir da tentativa da criação da Superliga Europeia, que tinha Florentino Pérez como um dos principais idealizadores. Enquanto isso, o cartola do PSG, que também é presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA), era totalmente contra. O que deu início à ruptura.
O clima pesou ainda mais com o interesse do Real Madrid em tirar Kylian Mbappé do Parque dos Príncipes. E de graça. Na primeira tentativa, o PSG conseguiu manter o atacante, que renovou contrato, o que rendeu até mesmo uma “cutucada” do cartola do clube parisiense em Florentino.
“Florentino? A verdade é que não tenho um bom relacionamento com ele. Depois da Superliga… Eu respeito o Real Madrid, um grande clube, nós os respeitamos e eles também, é importante respeitar um ao outro. Nunca falo com ele (Pérez) porque o Kylian é nosso jogador, então não preciso falar com ninguém”, disse em entrevista à TNT Sports em 2022.
Mas não teve jeito, e antes do início da última temporada europeia, o astro de fato assinou com os espanhóis, sem deixar nenhum trocado para o ex-clube, mantendo abalada a relação entre Florentino e Al-Kheläifi, que vão se reencontrar por Real Madrid e PSG, agora no Mundial de Clubes.
Os franceses chegam para o confronto como atuais campeões da Champions League, que até então era a grande obsessão do cartola qatari no clube, enquanto o Real Madrid é o maior vencedor da competição, com 15 taças. E ambos têm a chance de conquistar um título inédito para a sua sala de troféus.
Onde assistir ao Mundial de Clubes?
O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.
CLIQUE E ASSISTA A PSG x REAL MADRID NO MUNDIAL DE CLUBES!
Quartas de final de Wimbledon, mata-mata da Copa do Nordeste e MAIS!
A quarta-feira (9) ainda está recheada de outras atrações com transmissão no Disney+!
A partir das 7h (de Brasília), você acompanha a disputa das quartas de final do Grand Slam de tênis de Wimbledon, direto de Londres, na Inglaterra.
Na Copa do Nordeste, a rodada é dupla. Às 19h, o CSA recebe o Ferroviário, enquanto às 21h30 Bahia e Fortaleza fazem um duelo de Série A na competição regional.
Fechando o dia, também tem rodada dupla na MLB. New York Mets e Baltimore Orioles se enfrentam às 20h, e Atlanta Braves e Athletics a partir das 23h.
VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+