O campeonato mundial de Fórmula 1 será decidido apenas na última corrida da temporada. Neste domingo, no Qatar, um grande erro de estratégia da McLaren praticamente garantiu a vitória a Max Verstappen, que vai para a prova em Abu Dhabi bastante vivo na briga por mais um título.
O holandês subiu aos 396 pontos e agora está apenas doze atrás de Lando Norris. Oscar Piastri, que vinha fazendo um excelente final de semana, agora é o 3º no campeonato, mas também ainda sonha com o título mundial, já que está com 392 pontos.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto ficou praticamente a prova toda tentando ultrapassar Lewis Hamilton, não conseguiu e terminou em 13º.
A corrida
O momento mais importante da corrida aconteceu logo nas primeiras voltas. Nico Hulkenberg tentou ultrapassagem para cima de Pierre Gasly e acabou batendo, o que gerou uma bandeira amarela. Com isso, quase todos os carros foram para os boxes. Menos as duas McLarens, que se mantiveram nas pistas.
O erro custou bastante caro, já que Verstappen ficou logo atrás deles por conta do safety car, já com uma parada, enquanto Piastri e Norris, seus dois concorrentes ao título, ainda precisavam parar duas vezes na prova.
Com isso, a estratégia do tetracampeão mundial foi basicamente administrar, visto que a estratégia tornou quase que impossível a recuperação dos carros da McLaren.
Com isso, Verstappen confirmou a vitória na prova e diminuiu a desvantagem para Norris, ainda líder do campeonato, mas com uma situação bem menos confortável do que tinha. Piastri, que ficou em 2º, é outro que também sonha com o título.
Veja como ficou a classificação final da corrida no Qatar:
-
MAX VERSTAPPEN (RBR)
-
OSCAR PIASTRI (McLaren)
-
CARLOS SAINZ (Williams)
-
LANDO NORRIS (McLaren)
-
KIMI ANTONELLI (Mercedes)
-
GEORGE RUSSELL (Mercedes)
-
FERNANDO ALONSO (Aston Martin)
-
CHARLES LECLERC (Ferrari)
-
LIAM LAWSON (RB)
-
YUKI TSUNODA (RBR)
-
ALEXANDER ALBON (Williams)
-
LEWIS HAMILTON (Ferrari)
-
GABRIEL BORTOLETO (Sauber)
-
OLIVER BEARMAN (Haas)
-
FRANCO COLAPINTO (Alpine)
-
ESTEBAN OCON (Haas)
-
PIERRE GASLY (Alpine)
-
LANCE STROLL (Aston Martin)
NÃO TERMINARAM:
-
NICO HULKENBERG (Sauber)
-
ISACK HADJAR (RB)


