Os recentes acontecimentos na geopolítica brasileira ganharam uma paródia na estética dos filmes clássicos da franquia Star Wars. Dois vídeos curtos, produzidos pelo jornalista Ivan Kleber, resumem os últimos acontecimentos relacionados à aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O primeiro episódio da série foi publicado na última segunda-feira, 28, antes da imposição da lei, para combinar com a tônica do primeiro filme de George Lucas, Uma Nova Esperança. O vídeo narra a expectativa pela aplicação das sanções contra “Darth Chander”, vilão da narrativa traçada no meme, que mescla as figuras de Darth Vader com Moraes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Na expectativa da Lei Magnitsky contra autoridades do governo brasileiro, especialmente Darth Chander, a imprensa internacional repercute o escândalo em torno do cavaleiro Jedi Filipe Martins”, traz o vídeo, na icônica estética das letras amarelas sobre o fundo preto galáctico.
Magnitsky Wars, Episódio I
Ideia e produção, do meu amigo @lordivan22 pic.twitter.com/0bVQ8gh2Ip
— Paulo Henrique Araujo 📰 🌎 (@pharaujo85) July 28, 2025
“Na esperança de neutralizar o contra-ataque da Aliança, as forças do Regime se organizam enviando uma nave pilotada por um astronauta de bermuda ao Planeta do Norte.” Nem o senador Marcos Pontes (PL-SP) ficou de fora.
Episódio II da Magnitsky Wars: o contra-ataque do “Império”
Na paródia, o segundo filme de Star Wars, O Império Contra-Ataca, virou “A batalha do Paranoá”. Se Moraes virou “Darth Chander”, foi a vez do filósofo Olavo de Carvalho, morto em 2022, virar “Mestre Yodarvalho de Olavus”, uma referência ao alienígena verde que recitava suas doses de sabedoria em frases invertidas.
Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante… pic.twitter.com/ur0F7GUCqU
— Ivan Kleber (@lordivan22) July 31, 2025
Isso porque o vídeo começa com uma frase de Olavo publicada no X em 2020: “A Lei Magnitsky é a maior ou única esperança de um Brasil livre de comunolarápios”.
Já o contexto da narrativa é que, depois de trair a Aliança Rebelde — uma referência, com o mesmo nome dos mocinhos dos filmes originais, à empreitada do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do jornalista Paulo Figueiredo nos EUA — o “Astronauta de Bermudas” falha em sua missão.
Assim, “Darth Chander” foi sancionado pelo “Planeta do Norte”. “Jabba the Dino”, uma mescla do ministro do STF Flávio Dino com o alien gângster semelhante a um réptil gordo visto em Star Wars, é descrito no meme como o primeiro a manifestar apoio.


Na trilogia original, Darth Vader e o Imperador Darth Sidious lutam para fortalecer o Império depois da destruição de sua maior arma militar, a base Estrela da Morte. Só que, enquanto o lorde Sith contava com os poderes místicos da Força e um sabre de luz, a Darth Chander restou utilizar os poderes “Middle Finger”. Significa “dedo do meio” em inglês.
“Enquanto a Aliança Rebelde comemora a primeira vitória em 7 (longos) anos”, finaliza o vídeo, as forças do Regime do Brasil, através de “Lord Bessidius” — alusão ao advogado-geral da União, Jorge Messias, o “Bessias” — prometem reação. A ver como será o terceiro episódio.