
Murilo Pereira Campagnaro, de 9 anos, é morador de Ponta Grossa e conquistou a medalha do Programa Caça Asteroides – MCTI, em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). Ele recebeu o prêmio nessa quinta-feira (23), em Brasília, onde foi acolhido pelo deputado federal Aliel Machado.
Nas redes sociais, Aliel destacou a conquista de Murilo, segundo ele, um menino de ouro. “Nosso medalhista me visitou no gabinete e fiz questão de mostrar parte de Brasília, vista de cima da Câmara dos Deputados, para ele”. O deputado ainda ressaltou o apoio que o medalhista recebe de sua mãe. “O Murilo foi medalha de ouro nas olimpíadas de astronomia e esteve com a Denise, mãe orgulhosa, conhecendo um pouco da nossa capital federal após a premiação”.
Confira o encontro no vídeo:
VÍDEO
| Autor: Redes Sociais
DESTAQUE – Em 2022, Murilo recebeu o laudo de altas habilidades (QI) elevado. Conforme a mãe, Denise Pereira, uma das principais áreas de interesse do filho é a astronomia.
Em 18 de maio, o garoto e mais de 500 mil crianças do Ensino Fundamental realizaram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No entanto, somente 957 crianças receberam a medalha de ouro.
Ao Portal aRede, Denise contou que Murilo foi o único aluno de Ponta Grossa a conquistar o ‘Ouro’. “A conquista da OBA tem um valor e ‘sabor’ ainda maior. O Murilo fez a OBA pela primeira vez no ano passado, sem experiência, com a pressão e a ansiedade. Ele errou ao passar as respostas no gabarito, mesmo tendo êxito na prova. Com isso, ele não conquistou a medalha”, relembrou a mãe.
No entanto, Denise afirma que a situação ocorrida no passado serviu de combustível para Murilo realizar a prova em 2025. “Sinônimo de superação. Foram meses e meses estudando, fazendo simulados, assistindo diversas aulas online, vídeos e lives”, comentou.


