Peça fundamental e titular absoluto do Flamengo, o argentino Agustín Rossi está de volta ao país-natal para enfrentar justamente o primeiro grande clube de sua carreira, o Estudiantes. A partida, que vale vaga nas semifinais da CONMEBOL Libertadores, será nesta quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), em La Plata, com transmissão ao vivo do Disney+.
O que poucos sabem, porém, é que a trajetória do goleiro rubro-negro poderia ter sido bem diferente dentro e fora das quatro linhas. A bola de futebol poderia ter virado a de basquete e a camisa 1 por pouco não foi trocada pela 9.
Tudo começou na base do Chacaritas Juniors, clube de Buenos Aires que hoje disputa a segunda divisão argentina. Foi lá, aos 14 anos, que Rossi, então atacante, conheceu o técnico Dario Passaggio, que acabou se tornando o grande responsável por acompanhar o garoto até a equipe profissional.
”Um ano antes, quando tinha 13, ele jogou como atacante. Na verdade, como treinador, fiquei perto de deixá-lo como camisa 9, porque ele joga muito bem. Era bom de esquerda, de direita, era um bom cabeceador. Ele jogava basquete também. Então, ele tinha um jogo aéreo bárbaro e um tempo de bola diferente dos meninos dessa idade”, contou Dario em entrevista exclusiva à ESPN em Buenos Aires.
Apesar de promissora, a carreira de Rossi como atacante durou pouco. Com 1,95 m de altura, o argentino não precisou de muito tempo para ganhar destaque como goleiro.
”Como treinador, eu também estava prestes a colocá-lo como 9, e não tenho dúvidas de que ele poderia seguir sua carreira como atacante também porque tinha qualidades muito boas. Depois disso, decidimos o manter como goleiro e ele claramente fez e está fazendo uma carreira muito boa”, declarou o ex-técnico.
”Ele queria jogar como atacante, mas a vida o levou para outro caminho. A evolução dele como goleiro cresceu rapidamente em dois anos e aí ele estava treinando no profissional”, completou Dario.
A força mental de Rossi
Aos 19 anos, Rossi foi comprado pelo Estudiantes para ser uma espécie de terceiro goleiro do time profissional.
Com poucas oportunidades na equipe de La Plata, onde disputou seus primeiros jogos na elite do futebol argentino, passou por Defensa y Justicia e Boca Juniors até chegar ao Flamengo, em julho de 2023.
De lá para cá, lidou com críticas da torcida rubro-negra e teve que vencer a concorrência para assumir de vez a titularidade absoluta, em 2024. Para Dario Passaggio, a força mental de seu ”pupilo” foi, e continua sendo, um grande diferencial na carreira do goleiro.
”A verdade é que era um garoto com uma personalidade muito forte, sempre um vencedor. Ele cresceu com erros e virtudes, como todo mundo… Mas ele tinha uma grande peculiaridade: suas frustrações não eram perceptíveis diante do erro. O Rossi se recuperava muito rápido. Vimos além de seus atributos como goleiro, ele já tinha uma incrível força mental para a sua idade”, afirmou.
A ‘cera’ vem ‘desde o berço’
Em pouco mais de dois anos no Flamengo, Rossi empilhou quatro títulos. Foram dois Campeonatos Cariocas (2024 e 2025), uma Copa do Brasil (2024) e a Supercopa do Brasil (2025).
Só que desde que virou titular, uma certa habilidade o ajudou a conquistar de vez o torcedor rubro-negro – e não são ”apenas” as boas defesas em cobranças de pênalti.
A famosa ”cera” se tornou uma espécie de marca registrada do goleiro, que tem aproveitado muito bem a estratégia de demorar para cobrar tiros de meta quando o time está à frente do placar, por exemplo. Tal artifício, no entanto, não é novidade para Rossi.
”Isso (fazer cera) vem desde o berço. Acontece muito nas divisões inferiores aqui. Lendo o jogo e fazendo cera na hora certa, se jogando no chão. E Rossi tem tudo muito calculado. Sempre. Ele já fazia isso quando criança”, contou Dario.
Por ter vencido por 2 a 1 no Rio de Janeiro, o Flamengo precisa segurar o resultado nesta quinta-feira para chegar a mais uma semifinal da Libertadores. Um simples empate já garante a classificação.
Onde assistir a Estudiantes x Flamengo?
Estudiantes x Flamengo nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela Copa Libertadores, terá transmissão do Disney+.