Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercosul e EFTA assinam acordo de livre comércio

O Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês) assinaram nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, um acordo de livre comércio que abrange oito países e envolve um mercado de quase 300 milhões de pessoas e um PIB conjunto superior a US$ 4,3 trilhões.

O entendimento prevê acesso ampliado a mercados para mais de 97% das exportaçõesentre os blocos, além de novas regras para facilitar o comércio e dar maior previsibilidade jurídica às transações. Segundo os governos signatários, a medida deve gerar benefícios para empresas de diferentes portes, incluindo pequenas e médias, e abrir novas oportunidades de negócios em setores variados.

O acordo abrange comércio de bens e serviços, investimentos, propriedade intelectual, compras governamentais, concorrência, regras de origem, defesa comercial, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias. Também prevê um capítulo específico sobre comércio e desenvolvimento sustentável.

As negociações começaram em 2017, em Buenos Aires, e somaram 14 rodadas até a conclusão. Em 2025, os blocos retomaram as tratativas com três rodadas presenciais na capital argentina e reuniões virtuais.

Assinaram o documento, pelo Mercosul, representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; e, pela EFTA, autoridades da Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. Os dois blocos declararam intenção de ratificar o acordo e colocá-lo em vigor o mais rapidamente possível.

Compartilhe:

Veja também: