Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

mesmo com tarifação mercado segue negociando

Apesar das atuais complicações relacionadas à tarifação americana sobre as exportações brasileiras de suco, o mercado interno de frutas segue negociando as primeiras laranjas da safra 2025/26, assim como as tangerinas poncã. É isso o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Segundo o instituto, as laranjas do grupo das precoces ainda representam a maior parte das frutas entregues para a indústria de suco. Ao mesmo tempo, os limões tahiti apresentam baixa disponibilidade, devido à entressafra. Já quanto às tangerinas poncã, a safra caminha para o fim na região Sudeste. 

Ainda conforme pesquisadores do Cepea, diante das incertezas relacionadas à tarifação americana, indústrias brasileiras seguem recebendo frutas apenas via mercado spot e por meio de contratos já firmados, visto que novas contratações estão suspensas. 

Como a safra principal não começou e a maior parte das cargas é composta por variedades precoces, as frutas processadas atualmente apresentam limitações de qualidade, ressalta o Centro de Pesquisas.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Compartilhe:

Veja também: