Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Milei anuncia corte de impostos sobre exportações agrícolas

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou, neste sábado, 26, a redução dos impostos de exportação sobre carnes, grãos e oleaginosas. A medida, segundo ele, atende a um pedido do setor agrícola e será permanente.

“Resultarão em uma redução de 20% nos impostos de exportação para as cadeias de suprimento de grãos e uma redução de 26% nos impostos de exportação para gado e carne”, disse Milei, durante discurso na abertura da Exposição da Sociedade Rural Argentina.

Leia a reportagem “O milagre argentino”, de Silvio Navarro, na Edição 279 da Revista Oeste

Com a mudança, os tributos sobre aves e carne bovina caem de 6,75% para 5%. Os do milho e do sorgo caem de 12% para 9,5%. A alíquota do girassol passa de 7,5% para 5,5%. No caso da soja, a retenção recua de 33% para 26%, e a de seus subprodutos, de 31% para 24,5%.

Medida de Milei busca estimular setor agrícola

“A redução dos impostos não beneficiará apenas o campo, mas toda a economia”, afirmou o presidente. Ele disse que a política de incentivo ao agronegócio é prioridade de seu governo. “Buscamos impulsionar o campo, que foi severamente punido por esses impostos nos últimos 20 anos.”

YouTube videoYouTube video

Milei também afirmou que eliminar os tributos retidos na fonte é “uma obsessão” de sua administração. “Fizemos muito progresso nessa direção”, disse.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Segundo ele, o corte de impostos só foi possível graças ao equilíbrio fiscal. “É importante ter em mente que isso se deve exclusivamente ao superávit fiscal que alcançamos, que protegemos como água no deserto diante dos ataques sistemáticos da classe política.”

Saiba mais:

Compartilhe:

Veja também: