Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério Público denuncia Andrés Sánchez e atual gerente financeiro do Corinthians

Em coletiva nesta quarta-feira (15), o Ministério Público de São Paulo informou que apresentou denúncia contra Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e Roberto Gavioli, gerente financeiro à época e atualmente no cargo. Segundo o MP-SP, o montante a ser devolvido aos cofres do clube inclui R$ 480 mil por dano material, acrescidos de multa de 75% sobre esse valor por danos morais. Agora, cabe ao Judiciário aceitar ou não a peça acusatória.

O promotor Cássio Roberto Conserino detalhou os pontos da acusação e os possíveis enquadramentos criminais. Segundo ele:

Andrés Navarro Sanches e Roberto Gavioli, respectivamente, ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista e atual gerente financeiro do Sport Club Corinthians Paulista, e na ocasião também gerente financeiro daquela entidade. A denúncia versa sobre possíveis crimes de apropriação indébita agravada, lavagem de dinheiro e falsidade do documento tributário, crime tributário. Há também pedido de constituição do crédito tributário em relação ao senhor Andrés, porque desta postura engendrada e escrita na denúncia resultaram acréscimos patrimoniais ilícitos e é uniforme no direito tributário que não importa a fonte da origem para que seja tributável são proventos de qualquer natureza que dão aso ao eventual crime tributário, desde que precedido do prévio lançamento tributário da prévia constituição do crédito tributário. Trocando em miúdos, trata-se de denúncia com dois crimes antecedentes: apropriação e falsidade de documentos fiscais e tributáveis. De lá na frente, eventual persecução penal por crime contra crime de sonegação fiscal”, disse o promotor do MP-SP.

Conserino também deixou claro que uma eventual tentativa de pagamento agora por parte de Andrés não altera o andamento do processo, por não se tratar de ato espontâneo, e sim motivado pela exposição do caso na mídia. Com a denúncia protocolada, o processo segue para análise de um juiz, que poderá dar andamento à ação penal ou arquivar o pedido do Ministério Público.

Compartilhe:

Veja também: