fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministra Marina Silva quer controle da ‘Autoridade Climática’

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, busca assumir o controle da recém-criada Autoridade Climática. Ela deseja que essa entidade tenha poderes para formular políticas, propor regras, fiscalizar e punir.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta segunda-feira, 23, Marina quer que a nova agência esteja vinculada à sua pasta. Dessa forma, o governo garantiria uma estabilidade, mesmo em caso de mudança na Presidência da República.

Promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o órgão foi estabelecido pelo petista no último dia 10. O controle da Autoridade Climática gera divergência interna no governo, já que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, discorda de Marina e quer que o órgão seja atrelado à Presidência da República.

YouTube videoYouTube video

“Autoridade Climática subordinada a ministro, como cargo de segundo escalão… Então, ou é autoridade ou é um departamento”, afirmou Rui Costa, ao jornal O Globo.

Autoridade Climática foi promessa de campanha de Lula

Lula, durante reunião com prefeitos de municípios do Amazonas, em ManausLula, durante reunião com prefeitos de municípios do Amazonas, em Manaus
Lula, durante reunião com prefeitos de municípios do Amazonas, em Manaus – 10/9/2024 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Anunciada por Lula em 10 de setembro de 2024, a criação da Autoridade Climática foi uma das principais promessas de campanha do presidente. Contudo, no início do novo mandato, a agência não avançou e não teve menção na reestruturação da Esplanada.

Lula destacou que o órgão deve focar a “adaptação e preparação para o enfrentamento desses ‘fenômenos climáticos extremos’”.

Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste

Ainda ao Valor, Marina explicou que a ligação da agência com o Ministério do Meio Ambiente é crucial para evitar alterações em sua estrutura, devido a mudanças políticas.

Marina Silva explica ‘terrorismo climático’

YouTube videoYouTube video

Indagada sobre a expressão “terrorismo climático”, Marina Silva esclareceu que se referiu a uma metáfora entre crimes e ‘eventos climáticos’ extremos.

“Não tem nem palavras para dizer o que está acontecendo no Brasil, é algo aterrador”, afirmou a ministra do Meio Ambiente. “Então, metaforicamente, é uma aliança do crime com um evento climático extremo, onde existem pessoas que deliberadamente estão tocando fogo em floresta, em pastagem e em lavouras. Não só o Pantanal, a Amazônia e o cerrado.”

Leia mais:

Compartilhe:

Veja também: