Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministros do STF apoiam conciliação sobre IOF

A conciliação entre o governo Lula e o Parlamento, sobre o IOF, é uma medida defendida por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos por Oeste.

Há duas ações, no STF, que propõem restabelecer o decreto do Executivo que aumentou o IOF: uma do Psol e outra da Advocacia-Geral da União.

Os textos estão sob relatoria de Alexandre de Moraes. Um deles requer, inclusive, pedido de liminar. Moraes, contudo, pode propôr a abertura de um processo de conciliação, semelhante ao que fez o decano do Tribunal, Gilmar Mendes, com o marco temporal. Em virtude da queda de braço entre o Congresso e o STF, no fim de 2023, Mendes chamou as partes para dialogarem no ano seguinte.

Conforme um integrante do STF ouvido pela coluna, a conciliação seria uma boa alternativa, visto que o julgamento das redes sociais trouxe “bastante desgaste” à Corte na semana passada. “É um caminho a se pensar”, acrescentou outro magistrado.

Leia também: “Raio-X de um governo taxador”, reportagem publicada na Edição 275 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Compartilhe:

Veja também: