Para marcar o Setembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a Fibrose Cística, sete prédios públicos e monumentos em Curitiba ganham uma iluminação roxa especial. Os primeiros a receberem a iluminação são os prédios da Assembleia Legislativa do Paraná e do Tribunal de Justiça do Paraná, ambos ficam iluminados até domingo (8).
Na sequência serão iluminados a estufa do Jardim Botânico, o Museu Municipal de Arte do Portão (Muma), o Museu do Automóvel, no Parque Barigui e o monumento da Praça 29 de março. Na semana de 16 a 20, será a vez do prédio da Câmara Municipal de Curitiba.
A ação é uma iniciativa do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Segundo a fundadora e diretora executiva da organização, Verônica Stasiak, a iluminação é uma forma de chamar a atenção.
A iluminação de prédios públicos e monumentos é uma forma de chamar atenção para a fibrose cística, doença rara e ainda sem cura, que causa sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, baqueteamento digital, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.
Além de Curitiba, outros 21 locais do país como o Congresso Nacional, Teatro Amazonas em Manaus e a Ponte Estaiada em São Paulo, vão receber a iluminação durante o mês de setembro.
Confira programação:
– Tribunal de Justiça do Paraná – 4 a 8 de setembro
– Assembleia Legislativa do Paraná – 2 a 8 de setembro
– Estufa do Jardim Botânico – 8 a 14 de setembro
– Museu Municipal de Arte do Portão (Muma) – 8 a 14 de setembro
– Museu do Automóvel – Parque Barigui – 8 a 14 de setembro
– Praça 29 de Março (monumento) – 8 a 14 de setembro
– Câmara Municipal – 16 a 20 de setembro