O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 25, o bloqueio das contas bancárias do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A decisão ocorre depois de o parlamentar deixar o território brasileiro, mesmo com seu passaporte bloqueado por decisão da Corte.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo documento obtido pela revista Istoé, a ordem judicial determina o bloqueio de todos os investimentos em nome do senador, bem como de cartões de crédito e débito, além das chaves Pix associadas. Os bancos que operam essas contas têm prazo de 24 horas para efetivar os bloqueios, a partir do recebimento da determinação.
Do Val deixou o Brasil na quinta-feira, 24, com destino aos Estados Unidos, onde afirmou estar em férias com a família. O senador embarcou por Manaus e seguiu para a cidade de Orlando, na Flórida.
Leia mais:
Marcos do Val é investigado pela PF
O parlamentar é alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF), que apura a participação de um grupo suspeito de tentar intimidar agentes da corporação e obstruir investigações em curso. Em fevereiro deste ano, a Primeira Turma do STF confirmou a decisão de Moraes que determinou o bloqueio do passaporte de Do Val.
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão para recolher o passaporte do senador em sua residência em Vitória, no Espírito Santo, mas o documento não foi encontrado na ocasião.


Em nota, Do Val negou qualquer irregularidade na viagem e declarou que utilizou o passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos e que o documento está regular. Ele acrescentou que comunicou previamente às autoridades brasileiras sobre sua viagem de férias ao exterior.
Leia também: “Nada me ocorre sobre Alexandre de Moraes”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 233 da Revista Oeste