Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes diz que STF atua como ‘vacina’ contra autocracia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rebateu declarações do ex-ministro Marco Aurélio Mello. Em entrevista ao jornal norte-americano Washington Post, Moraes disse que a Corte atuou como “vacina” depois de suposta infecção do Brasil pela “doença” da autocracia.

Marco Aurélio, hoje aposentado, havia declarado estar “triste com a deterioração da instituição” e afirmou que “a história é implacável” e “acerta as contas depois”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Moraes contestou o ex-ministro. Disse que o STF precisou agir diante dos ataques à democracia e não poderia recuar. “Não há como recuarmos naquilo que precisamos fazer”, disse. “Digo isso com total tranquilidade.”

Moraes mantém julgamento de Bolsonaro

O ministro também comentou sobre as sanções da Lei Magnitsky, que incluem seu nome por atuar como relator da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele garantiu que o processo seguirá normalmente.

YouTube videoYouTube video

“Não há a menor possibilidade de recuar um milímetro sequer”, afirmou. “Faremos o que é certo: receberemos a acusação, analisaremos as provas, e quem deve ser condenado será condenado, e quem deve ser absolvido será absolvido.”

O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, marcou o julgamento do núcleo 1 da ação penal, que envolve Bolsonaro e aliados, entre eles o ex-ministro Braga Netto e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, para setembro. A acusação principal é de tentativa de golpe.

Leia também:


Compartilhe:

Veja também: