Pesquisa mostra que o senador Sergio Moro (União-PR) é o preferido para o governo do Paraná em 2026. Os dados, do Instituto Paraná Pesquisas, foram divulgados nesta terça-feira, 8, e mostram que Moro lidera nos três cenários de primeiro turno e em simulações de eventual segundo turno.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Nos cenários um e dois, ele venceria o ex-governador e deputado federal Beto Richa (PSDB), e, no terceiro cenário, venceria o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD).
Contra o tucano, Moro tem mais de 40% das intenções de voto, e contra Greca, o placar seria de 38,2% a 19,5% para o senador.
Também foram colocados na pesquisa os nomes do secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva (PSD), do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), do presidente da Itaipu, Enio Verri (PT), e do deputado estadual Requião Filho (PDT).


Em pesquisa divulgada em 26 de maio, Moro também liderava a corrida eleitoral no Paraná. Num eventual segundo turno, Moro venceria Guto Silva com o placar de 62,7% a 16,9%, e contra Alexandre Curi, o placar seria de 58% a 25,3%.
Pesquisa mostra favorito para o Senado pelo Paraná
O Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados em quem votariam para o Senado. Os nomes mais citados foram do ex-senador e ex-governador Alvaro Dias (Podemos) e de Alexandre Curi.
- Alvaro Dias: 43,8%
- Alexandre Curi: 26,8%
- Filipe Barros: 25,3%
- Cristina Graeml: 21,2%
- Zeca Dirceu: 10,8%
- Não sabe/ não opinou: 7,2%
- Nenhum/branco/nulo: 13,4%
Avaliação de Ratinho Júnior
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que está no segundo mandato e é pré-candidato à Presidência da República, tem avaliação positiva de 81,4% dos eleitores; 15,1% desaprovam seu governo. Qualitativamente, 67% acham a gestão boa (39,2%) ou ótima (27,8%); 22,7%, regular; e 9,3%, ruim (4,1%) ou péssima (5,2%).
A pesquisa ouviu 1.540 eleitores em 62 municípios do Paraná entre 3 e 6 de julho. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais.