Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, morreu na última quinta-feira, 7, em Lake Forest, nos Estados Unidos, aos 97 anos. A Nasa confirmou a informação em comunicado nesta sexta-feira, 8. Lovell recebeu várias homenagens, entre elas, da Fundação Ronald Reagan.
Selecionado como astronauta em setembro de 1962, Lovell atuou como piloto reserva das missões Gemini 4 e Gemini 9. Além disso, trabalhou como comandante reserva de Neil Armstrong na histórica Apollo 11, primeira missão a pousar na Lua.
Apollo 13: “Houston, tivemos um problema aqui”
A Apollo 13 tinha como objetivo ser a terceira missão de pouso lunar da Nasa. No terceiro dia de voo, contudo, a espaçonave sofreu uma explosão em um dos tanques de oxigênio do módulo de serviço. O dispositivo era responsável principalmente por fornecer energia, oxigênio e água para a tripulação.
Desse modo, a explosão comprometeu seriamente o veículo e colocou em risco a sobrevivência dos astronautas. Durante a crise, o piloto do módulo de comando, John L. “Jack” Swigert, disse ao controle da missão uma frase que entraria para a história das explorações espaciais: “Okay, Houston, we’ve had a problem here (Tivemos um problema aqui).”
We are saddened to learn of the passing of astronaut Jim Lovell, the famed commander of Apollo 13. In addition to his storied @NASA career, Captain Lovell served as a consultant to President Reagan on physical fitness and sports. We were honored to welcome him to the Reagan… pic.twitter.com/i64daLFhKf
— Ronald Reagan Presidential Foundation & Institute (@RonaldReagan) August 8, 2025
O comandante Lovell assumiu a comunicação e detalhou o problema. Ele observou um vazamento pela escotilha. Assim, a equipe de solo decidiu cancelar o pouso na Lua. A tripulação, composta por Lovell, Swigert e Fred W. Haise, se abrigou no módulo lunar Aquarius, que funcionou como “bote salva-vidas”. Mesmo com a orientação manual, falta de aquecimento e água, a equipe retornou com segurança à Terra.
Em 17 de abril de 1970, depois de quase seis dias no espaço, a Apollo 13 aterrissou no Oceano Pacífico. A missão tornou-se símbolo da resiliência e competência da Nasa, simbolizando o exemplo de “sucesso no fracasso”. A Nasa destacou que “o caráter e a coragem inabalável de Jim ajudaram a transformar uma potencial tragédia em uma vitória da exploração espacial”.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste