Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morre Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, aos 97 anos

Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, morreu na última quinta-feira, 7, em Lake Forest, nos Estados Unidos, aos 97 anos. A Nasa confirmou a informação em comunicado nesta sexta-feira, 8. Lovell recebeu várias homenagens, entre elas, da Fundação Ronald Reagan. 

Selecionado como astronauta em setembro de 1962, Lovell atuou como piloto reserva das missões Gemini 4 e Gemini 9. Além disso, trabalhou como comandante reserva de Neil Armstrong na histórica Apollo 11, primeira missão a pousar na Lua.

Apollo 13: “Houston, tivemos um problema aqui”

A Apollo 13 tinha como objetivo ser a terceira missão de pouso lunar da Nasa. No terceiro dia de voo, contudo, a espaçonave sofreu uma explosão em um dos tanques de oxigênio do módulo de serviço. O dispositivo era responsável principalmente por fornecer energia, oxigênio e água para a tripulação. 

Desse modo, a explosão comprometeu seriamente o veículo e colocou em risco a sobrevivência dos astronautas. Durante a crise, o piloto do módulo de comando, John L. “Jack” Swigert, disse ao controle da missão uma frase que entraria para a história das explorações espaciais: “Okay, Houston, we’ve had a problem here (Tivemos um problema aqui).” 

O comandante Lovell assumiu a comunicação e detalhou o problema. Ele observou um vazamento pela escotilha. Assim, a equipe de solo decidiu cancelar o pouso na Lua. A tripulação, composta por Lovell, Swigert e Fred W. Haise, se abrigou no módulo lunar Aquarius, que funcionou como “bote salva-vidas”. Mesmo com a orientação manual, falta de aquecimento e água, a equipe retornou com segurança à Terra.

Em 17 de abril de 1970, depois de quase seis dias no espaço, a Apollo 13 aterrissou no Oceano Pacífico. A missão tornou-se símbolo da resiliência e competência da Nasa, simbolizando o exemplo de “sucesso no fracasso”. A Nasa destacou que “o caráter e a coragem inabalável de Jim ajudaram a transformar uma potencial tragédia em uma vitória da exploração espacial”.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste


Compartilhe:

Veja também: