O futebol português amanheceu de luto nesta terça-feira (05) com a morte repentina de Jorge Costa, ex-zagueiro e atual diretor de futebol do Porto, aos 53 anos. Ídolo histórico do clube, o eterno capitão sentiu-se mal no centro de treinamentos do Olival e foi levado ao hospital, onde teve sua morte confirmada no início da tarde.
Leia também


Conhecido carinhosamente pelos torcedores como “O Bicho”, apelido que refletia sua garra e intensidade dentro de campo, Jorge Costa marcou época no Porto, onde atuou em 342 partidas durante uma das eras mais vitoriosas da história dos Dragões. Foram oito títulos do Campeonato Português, além de conquistas da Taça de Portugal, Supertaça e, claro, a glória máxima: a Liga dos Campeões de 2004.
Na final histórica em Gelsenkirchen, vencida por 3 a 0 sobre o Monaco, foi Jorge Costa quem levantou a taça como capitão da equipe comandada por José Mourinho — o segundo título europeu da história do Porto.
Além da trajetória brilhante no clube, o ex-zagueiro também defendeu a Seleção Portuguesa em 50 oportunidades. Fora de Portugal, teve passagens rápidas por Charlton (Inglaterra) e Standard Liège (Bélgica), e jogou ainda por Penafiel e Marítimo por empréstimo no início da carreira.
Figura autêntica e símbolo do espírito portista, Jorge Costa deixa um legado eterno no futebol nacional. Descanse em paz, Capitão.