fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Motorista registra tornado em fazenda na Bahia

Um tornado foi registrado por um motorista na tarde desta segunda-feira (25), em uma fazenda na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

De acordo com Wellerson Lucas, autor do vídeo, foi a primeira vez em que viu esse tipo de fenômeno meteorológico.

“Logo quando eu cheguei na fazenda por volta de umas três horas eu tinha visto, só que estava pequeno e ainda comentei com o pessoal lá”, disse.

Wellerson contou que seguia para o centro da cidade e se assustou quando viu a formação, que ele imaginava ser um redemoinho, ficar ainda maior.

“Só que na hora de ir embora estava muito grande, fiquem meio assustado e filmei e coloquei no status do WhatsApp. Logo em seguida fiz outro vídeo e fui embora, mas logo sumiu, mas demoro um pouco”, disse.

O meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, explica que o fenômeno é um tornado por causa dos ventos mais fortes que aparecem ao lado de tempestades formadas principalmente com nuvens cumulonimbus, como a que aparece à direita do vídeo gravado por Wellerson na Fazenda Zanotto.

“Apesar de ser um tornado fraco, o redemoinho não tem tanta intensidade”, explica Muller.

Chuvas no Matopiba

Desde o último fim de semana que toda a região do Matopiba tem recebido preciptações. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar até a próxima quinta-feira (28).

Além disso, um alerta de perigo potencial para chuvas intensas deve permanecer atá amanhã (27), às 10 da manhã.

As precipitações podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

De acordo com o Inmet, nesta segunda-feira (25), Uruçuí, no Piauí, foi o município que mais choveu no Brasil com 162 milímetros.

No Oeste da Bahia, Barreiras, também registrou um grande volume de chuva com 75,6 milímetros em 24 horas.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!


Compartilhe:

Veja também: