Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mourinho é oficializado como novo técnico do Benfica

José Mourinho está oficialmente de volta ao Benfica. O técnico português assinou contrato válido até junho de 2027 e foi anunciado nesta quinta-feira (18) como novo treinador dos Encarnados, 25 anos após sua primeira passagem. O retorno foi oficializado às 15h33 (11h33 de Brasília), poucas horas depois de o treinador chegar ao CT do clube.

O técnico de 62 anos, que substitui Bruno Lage, terá estreia imediata: já no próximo sábado, contra o AVS, em Vila das Aves, pelo Campeonato Português. Para reforçar o compromisso, Mourinho avisou que ficará concentrado no centro de treinamentos até o dia do jogo.

Em sua primeira fala como treinador do Benfica, Mourinho destacou a dimensão simbólica do retorno, mas deixou claro que o foco está no presente.

“São 25 anos, mas não venho para celebrar a carreira. Tive a oportunidade de trabalhar nos maiores clubes do mundo, e quero dizer, como representante dos milhões de benfiquistas, que nenhum deles me fez sentir mais honrado, mais responsabilizado e mais motivado do que ser treinador do Benfica.”

Ele, que não trabalhava em Portugal desde 2004, quando deixou o Porto, após conquistar a Champions League, ainda fez uma promessa direta à torcida:

“Palavras o vento leva, atitudes não. A promessa é clara: vou viver para o Benfica, vou viver para minha missão. Saí de casa e disse: ‘até domingo’. Significa que não sairei daqui até o jogo. É uma honra tremenda. A experiência me ajuda a controlar a emoção, mas para a nação benfiquista não há nada mais importante do que o duelo que teremos em 48 horas.”

O Benfica foi justamente o clube que deu a primeira oportunidade a Mourinho como treinador principal. Em setembro de 2000, aos 37 anos, ele substituiu Jupp Heynckes no comando da equipe. O começo foi irregular — uma vitória, três empates e uma derrota nos primeiros cinco jogos — mas depois embalou, vencendo cinco dos últimos seis, incluindo um 3 a 0 sobre o rival Sporting no clássico de Lisboa.

A primeira passagem durou apenas três meses, interrompida por uma mudança política no clube após eleições presidenciais.

E logo em seus primeiros dias como novo técnico do Benfica, Mourinho viverá um dia especial em 30 de setembro, quando seu time visitará o Stamford Bridge para enfrentar o Chelsea, clube em que é ídolo, pela segunda rodada da fase de liga da Champions League.

Compartilhe:

Veja também: