
O Porto de Santos registrou o melhor mês da série histórica em movimentação de contêineres em outubro deste ano, apontam os dados da Gerência de Inteligência e Estatística da Autoridade Portuária de Santos.
O levantamento mostra um crescimento de 11,6% ante outubro de 2024, chegando a 550,8 mil TEU (unidade padrão de contêineres). Já a movimentação total de cargas saltou 8% frente ao décimo mês do último ano.
Assim, embarques e desembarques somaram 16,7 milhões de toneladas, segundo maior número na série histórica, atrás apenas de julho de 2025, que havia registrado 17,4 milhões.
O crescimento se reflete na participação de Santos na corrente comercial brasileira, que chegou a 29,6% diante dos 29% do mesmo período em 2024.
Conforme os dados da Autoridade Portuária, granéis sólidos (10,3%), carga geral conteinerizada (15,4%) e carga geral solta (5,5%) impulsionaram a alta, com destaque para os seguintes embarques:
- Soja (94,9%);
- Carnes (5,6%);
- Açúcar (3,5%); e
- Celulose (2,6%).
O acumulado do ano até outubro também é recorde, com crescimento de 8,2% em contêineres (4,9 milhões de TEU) e de 1,7% na movimentação total de cargas (155,5 milhões de toneladas).
“Estamos colhendo os frutos de uma gestão focada em resultados, com investimentos recordes do setor público e de atores privados. Os números nos dão confiança para avançar em projetos estruturantes, como o megaterminal STS10 e o aprofundamento do canal de navegação”, avalia o diretor de Administração e Finanças e presidente interino da APS, Júlio Cezar Alves de Oliveira.


