Manifestação está programada para esta quarta-feira (2), em frente à Câmara Municipal
Publicado: 01/07/2025, 23:52

Observatório da OAB afirma que castrações são necessárias para o controle populacional dos animais –
Aumento de castrações e diminuição no número de animais de rua em Ponta Grossa. Esses são alguns dos objetivos de uma manifestação que deve acontecer nesta quarta-feira (2), a partir das 13h, em frente à Câmara Municipal de Vereadores (CMPG). O movimento também pede melhorias no Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR).
Conforme as informações divulgadas nas redes sociais, animais nas ruas, dando cria, revirando lixos, com fome, frio e sede, têm gerado atenção para a Saúde Pública de Ponta Grossa. Diante desse cenário, a manifestação que deverá ocorrer pede aumento de castrações no Município. Uma das pessoas atuantes nesse movimento é a advogada Gardenia Mascarelo, que luta pelas causas dos animais.
URGÊNCIA – Recentemente, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou a Lei nº 15.478/2025, de autoria da vereadora Teka dos Animais (União), que visa desburocratizar a castração urgente de fêmeas caninas e felinas no cio. A urgência prevista na legislação elimina a necessidade de aguardar em filas por uma vaga – entenda os detalhes da lei clicando aqui.
ADVOCACIA – Em junho, o ‘Observatório de Bem-Estar Animal’ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Ponta Grossa encaminhou um ofício a Fundação Municipal de Saúde (FMS). O documento pede urgência nas castrações dos animais, explicando que cada mês sem castrações resulta no nascimento de aproximadamente 125 filhotes.
Segundo o Observatório, o controle populacional dos animais domésticos é essencial “para garantir a saúde pública, o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente. A castração é considerada a melhor política pública de bem-estar animal, pois além de evitar a reprodução descontrolada, traz benefícios para a saúde dos animais”, explicam em publicação em seu site.