Com o objetivo de investigar os gastos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que revise o valor de R$ 40 milhões que o Executivo pretende gastar com uma campanha publicitária.
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Batizada de “Brasil mais forte, governo eficiente, país justo”, a campanha foi criada para divulgar o corte de gastos e a isenção do Imposto de Renda (IR) de até R$ 5 mil. O MPF encaminhou o pedido ao presidente do TCU, Bruno Dantas.
MPF solicita avaliação dos gastos com publicidade
Assinado pelo subprocurador-geral do MPF Lucas Furtado, o documento solicita que o TCU atue para “avaliar o gasto de recursos públicos com a campanha”. Além disso, requer que o TCU vete a despesa, caso se “confirme desperdícios e custos desnecessários” com publicidade.
Ao TCU, Furtado afirma que tem ressalvas em relação à campanha produzida. Em sua avaliação, há um “paradoxo em relação ao tamanho do montante de recursos públicos usados no programa de governo que, em tese, deveria buscar o corte de gastos”.
“O governo deve usar os recursos para produzir resultados concretos e positivos para a sociedade”, afirma Furtado. “Se o objetivo primordial do governo é cortar gastos, faz sentido aumentar gastos divulgando pacote de medidas que visam a reduzir gastos? Me parece um tanto contraditório.”