A força da mulher alagoana no agronegócio tem se consolidado como um dos pilares do desenvolvimento rural no estado. Por isso, no dia 27 de outubro, será realizado o 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, no Espaço Fábrica de Eventos, em Maceió.
O evento, promovido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas — criada pelo Sistema Faeal/Senar com apoio do Sebrae Alagoas — reunirá produtoras, lideranças e empreendedoras para celebrar conquistas e impulsionar novas iniciativas.
Segundo o IBGE, cerca de 24.098 estabelecimentos rurais em Alagoas são geridos por mulheres, o que representa 24,59% da participação feminina no setor.
Embora atuem em diversas cadeias produtivas, como olericultura, fruticultura e bovinocultura de leite, essas mulheres também têm se destacado em áreas como apicultura, piscicultura e suinocultura. Portanto, é evidente que elas desempenham papel essencial na dinamização da economia local.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Para Juliana Almeida, diretora Administrativa e Financeira do Sebrae Alagoas e representante do estado na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, “o protagonismo delas transforma o campo alagoano e inspira novas gerações”. Além disso, ela destaca que o Encontro é uma oportunidade para fortalecer redes, compartilhar experiências e impulsionar o empreendedorismo com propósito.
Dessa forma, o evento não apenas celebra o Mês da Mulher do Agro, como também reafirma o compromisso com a valorização feminina no campo.