O Mundial de Clubes acabou no último domingo (13) com a arrasadora vitória por 3 a 0 do Chelsea sobre o PSG, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Com isso, os olhos do planeta já começam a se voltar para a próxima edição do torneio da Fifa, que, se o cronograma não mudar, acontecerá daqui a quatro anos, em 2029.
A competição ainda não tem sede definida, e o Brasil inclusive é um dos países que já se candidatou a receber o certame. No entanto, apesar de pouco ainda se saber sobre o futuro, já há quatro equipes classificadas.
Isso porque o ciclo de classificação do Mundial 2025 compreendeu competições continentais realizadas entre 2021 e 2024, enquanto o próximo ciclo terá os campeões (e os melhores ranqueados) do período entre 2025 e 2028.
No atual ano calendário, já houve quatro times que venceram seus respectivos torneios internacionais e carimbaram o passaporte para o Mundial 2029. Veja a lista:
Clubes classificados para o Mundial 2029
-
Al Ahli (SAU): campeão da Champions League Asiática 2024/25
-
Cruz Azul (MEX): campeão da Concacaf Champions Cup 2025
-
Paris Saint-Germain (FRA): campeão da Uefa Champions League 2024/25
-
Pyramids FC (EGI): campeão da CAF Champions League 2024/25
Ainda em 2025, os sul-americanos conhecerão seu primeiro participante em 2029: o próximo campeão da CONMEBOL Libertadores.
Chelsea ainda é dúvida
Dono do primeiro título do novo Mundial de Clubes, o Chelsea é dúvida para a próxima edição do torneio.
Isso porque a Fifa não deixou claro em nenhum momento durante a competição nos Estados Unidos se o atual campeão ganhará vaga automática em 2029.
Com isso, os Blues teoricamente teriam que vencer mais uma Champions League entre 2026 e 2028 ou ficar bem ranqueado na Uefa, ao mesmo tempo em que torce para seus rivais ingleses não levantarem o troféu europeu.
Em entrevista prévia à final do Mundial, porém, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deixou no ar que a entidade pode mexer em alguns critérios de classificação.
O dirigente citou especificamente o caso do Brasil, que colocou quatro equipes na competição em 2025, enquanto nações europeias como Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha tiveram duas cada.
O cartola ressaltou que os brasileiros chegaram ao Mundial por mérito, já que foram vencedores da Libertadores, mas deixou no ar que há a possibilidade de haver uma revisão nos termos para a edição de 2029, que ainda não tem sede definida.
“Veremos o que o futuro vai nos trazer. Claro que queremos trazer melhorias. Recebemos críticas justas, principalmente sobre o sistema de participação dos clubes. Por exemplo: por que estão aqui quatro times do Brasil e só dois ingleses? Porque os quatro times brasileiros venceram a Copa Libertadores. OK”, argumentou.
“Mas se o limite de clubes por país não deveria ser maior do que quatro, então, se a competição for de quatro em quatro anos e não de dois em dois, há possibilidade de ter quatro times ingleses, espanhóis, italianos ou alemães, se eles se classificarem…”, continuou.
“Então, temos muitos elementos para pensar, mas vamos pensar nisso só mais para frente. Agora, iremos à frente com isso, e aí, em 2029 nós veremos…”, finalizou.