Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Museu Cenas revela imagens de álbuns escolares de PG em nova exposição

Mostra integra o projeto ‘Cenas da Cidade’ e apresenta imagens inéditas de escolas públicas municipais

As imagens podem ser vistas no site do Museu Cenas

As imagens podem ser vistas no site do Museu Cenas –

Mais do que instituições de ensino, as escolas também são espaços de confraternização, criação de laços e construções sociais. A nova exposição virtual do Museu Cenas de Ponta Grossa, intitulada ‘O que revelam os álbuns escolares’, convida o público a mergulhar em memórias formadas dentro das salas de aula, pátios e passeios escolares. A mostra, realizada pela Estratégia Projetos Criativos, em parceria com a ABC Projetos Culturais, reúne fotografias inéditas digitalizadas de cinco instituições públicas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Disponível gratuitamente no site do Museu Cenas, a exposição integra o projeto ‘Cenas da Cidade’, que se dedica a digitalizar, catalogar e difundir acervos pessoais e institucionais ligados à história local de distritos e comunidades periféricas. Para a construção desta exposição, participaram as escolas municipais Professor Eloy Avrechack (Cerrado Grande/Itaiacoca), Professora Maria Eulina dos Santos Scheena (Biscaia/Itaiacoca), Cláudio Mascarenhas (Piriquitos), Professora Idália Góes (Piriquitos/Cristo Rei) e Professora Maria Elvira Justus Schimidt (Guaragi), que cederam mais de 500 fotografias que revelam atividades, passeios culturais e comemorações populares.

GALERIA DE FOTOS

  • Museu Cenas revela imagens de álbuns escolares de PG em nova exposição
  • Museu Cenas revela imagens de álbuns escolares de PG em nova exposição

  

Para o historiador Eduardo Terleski, os álbuns escolares são documentos ricos não somente por sua dimensão histórica, mas também pelo valor afetivo que carregam. “Os álbuns escolares preservam vivências, afetos e formas de existir em comunidade. Eles nos falam de trajetórias, de vínculos e de uma pedagogia do cotidiano, preocupada também com a cidadania dos educandos”, destaca. Para além da exposição virtual, quem quiser conhecer todas as fotografias digitalizadas pode ir na aba Pesquise, clicar em Pesquisa Avançada e logo em seguida escolher o acervo de cada uma das instituições.

As imagens selecionadas também refletem o papel social e comunitário das escolas públicas de Ponta Grossa. Instituições que, além de formar, acolhem, promovem cultura e guardam vivências coletivas que marcam diferentes gerações. Entre os registros é possível encontrar a imagem da primeira turma da Escola Municipal Claudio Mascarenhas em 1995, um passeio escolar pelo Parque Estadual Vila Velha, a visita de uma turma de alunos do Guaragi ao litoral paranaense, uma aventura no antigo Parque dos Mamonas do Parque Ambiental e também cenas comuns do cotidiano escolar, como a ida ao laboratório de informática. “Essas fotografias revelam como a escola amplia os horizontes simbólicos das crianças, oferecendo a elas experiências culturais e de lazer que, muitas vezes, não seriam possíveis fora desse espaço”, finaliza Terleski.

O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal | Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura.

MUSEU CENAS – Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 5 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de locais, construções, eventos e pessoas. O acesso é gratuito e simplificado pelo site.

Das Assessorias.


Compartilhe:

Veja também: