fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mussolini lidera ‘Marcha sobre Roma’

Em 28 de outubro de 1922, ocorreu a “Marcha sobre Roma”, uma manifestação organizada pelo Partido Nacional Fascista (PNF). Isso marcou o começo da ascensão fascista de Benito Mussolini ao poder na Itália e o colapso da democracia liberal no país.

O evento, com características de um golpe de Estado, forçou o primeiro-ministro Luigi Facta a renunciar ao cargo. Diante da pressão, o rei Vitor Emanuel III não resistiu e convidou Benito Mussolini para liderar a formação de um novo governo.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

Três dias depois da marcha, Mussolini começou a composição de seu ministério e assumiu o controle com plenos poderes. Sob sua liderança, a ditadura fascista implantou medidas rígidas e eliminou opositores políticos.

O regime justificava suas ações autoritárias, ao alegar que buscava melhorar as condições de vida de todas as classes sociais, mas, na prática, reprimia qualquer oposição ao seu governo.

Com a Segunda Guerra Mundial, Mussolini buscava expandir a presença italiana no Norte da África para o Egito | Foto: Domínio PúblicoCom a Segunda Guerra Mundial, Mussolini buscava expandir a presença italiana no Norte da África para o Egito | Foto: Domínio Público
Benito Mussolini foi ditador da Itália | Foto: Domínio Público

Fim da ditadura em 1943

Mussolini permaneceu no comando da Itália por mais de duas décadas, até 1943. Durante seu regime, o país experimentou um período de autoritarismo extremo, com forte censura, perseguições e um rígido controle estatal. A influência de Mussolini e do fascismo moldou profundamente a sociedade italiana, com consequências que ecoaram por muito tempo.

O fim da ditadura veio em 1943, quando Mussolini foi deposto. Nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, o líder fascista tentou manter algum poder no norte da Itália, mas seu regime já estava em colapso. Em 28 de abril de 1945, guerrilheiros da Resistência Italiana capturaram e executaram Mussolini. Assim, encerraram definitivamente sua trajetória política e marcaram o fim de uma era sombria na história da Itália.

Quem foi Benito Mussolini

Benito Mussolini, nascido em 29 de julho de 1883, em Predappio, Itália, foi um político, jornalista e líder do Partido Nacional Fascista. Sua ascensão ao poder ocorreu em um período de instabilidade política e social na Itália pós-Primeira Guerra Mundial. Suas promessas de ordem e revitalização nacional atraíram uma ampla base de apoio.

Mussolini começou a carreira política como membro do Partido Socialista Italiano, mas, em 1914, rompeu com a esquerda por causa de sua defesa da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial. Depois da guerra, fundou o movimento fascista, em 1919, que rapidamente ganhou popularidade entre aqueles que se sentiam desiludidos pela situação econômica e política do país.

Compartilhe:

Veja também: