A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo promovem, na capital, a partir desta segunda-feira, 12, o Mutirão do Emprego, com 22 mil vagas de trabalho.
O evento ocorre na sede do sindicato, na rua Formosa, 99, no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, próximo ao metrô.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve presente na abertura da ação, às 7h. O atendimento aos trabalhadores começou a partir das 8h. As atividades irão até as 17h, e os interessados poderão retirar senhas até a próxima sexta-feira, 16.
Ao todo, estão disponíveis cerca de 22 mil oportunidades de emprego, como atendente, ajudante de cozinha, vigilante, operador de caixa, entre outras.
Leia também: “Governo espanta-investidor”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 229 da Revista Oeste
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo oferece 1.200 vagas, sendo 200 destinadas à inclusão social. “Temos que transformar o turismo em um ambiente cada vez mais inclusivo e de grande oportunidade de crescimento profissional”, disse o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
As vagas em São Paulo
Esta é a nona edição do evento, que neste ano inclui vagas em indústrias, além do comércio e serviços. As vagas são destinadas a todas as idades, incluindo jovens aprendizes, idosos, pessoas com deficiência, imigrantes, refugiados, LGBTs e estudantes.
Os interessados devem levar documentos pessoais e a carteira de trabalho, e quem tiver currículo também pode levar.
Leia mais: “A wokeconomia”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 228 da Revista Oeste
Durante o evento, haverá distribuição de lanches e serviços como corte de cabelo, documentação e vacinação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece 26 mil bolsas de estudo em cursos de qualificação.
Em vídeo nas redes sociais, o presidente da UGT, Ricardo Patah, afirmou que o mutirão é de inclusão e solidariedade. “É o mutirão da cidadania, a corrente do bem”, disse. “Conto muito com você, com sua família, com seus amigos para a gente transformar o nosso país, para valorizar a inclusão.”
Números recentes do mutirão
Em 2023, o mutirão atendeu 64,3 mil pessoas — um aumento de 8% em relação a 2022 —, e ofereceu 13.504 vagas. Já na edição anterior, em 2022, foram oferecidas 10.504 vagas.
Leia também: “O sal da picanha”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 224 da Revista Oeste