Na interatividade da semana, perguntamos: na sua propriedade, como está a sucessão familiar?

O resultado revelou que 38% dos produtores rurais apontam que ainda não pensam sobre o assunto. Além disso, 25% demonstraram que já está definida e em andamento, 23% afirma que não haverá sucessão e que irao buscar outra alternativa, enquanto 18% planejam para os próximos anos.
Mas afinal, o que esta pesquisa nos traz de perspectiva?
Conversamos com Miguel Daoud, comentarista do Programa Porteira Aberta Empreender, realizado pelo Canal Rural em parceria com o Sebrae e para ele os dados são preocupantes:
“A enquete mostra um dado preocupante: 38% dos produtores ainda não pensaram na sucessão familiar. Isso revela o risco de conflitos, perda de gestão e até de patrimônio no futuro.
Por outro lado, 25% já têm o processo em andamento, sinal de profissionalização. Outros 23% afirmam que não haverá sucessão, o que reflete o desinteresse de muitos jovens em permanecer no campo. Apenas 14% estão planejando a transição, etapa fundamental para garantir continuidade.
A enquete confirma que a sucessão é um dos maiores desafios do agro brasileiro. Sem preparo, muitas propriedades correm risco de não se manter competitivas. Temos que incentivar no Canal capacitação, planejamento e alternativas de gestão para o futuro”, afirma Daoud.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
E nesta semana, o Programa Porteira Empreender vai trazer histórias inspiradoras de famílias que já enfrentaram ou estão enfrentando esse desafio da sucessão familiar, mostrando caminhos possíveis e lições valiosas para o agronegócio aqui no Brasil.