Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Na véspera da chegada de uma nova frente fria, estados enfrentam calor e temporais

Uma nova frente fria se desloca sobre a região Sul nesta quinta-feira (4), avançando agora também sobre Santa Catarina e parte do Paraná. Todo o estado do Rio Grande do Sul deve contar com fortes pancadas de chuva desde o período da madrugada – com risco considerável para temporais seguidos por fortes ventos, raios e queda de granizo –, e que começam a avançar até o final do dia.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Em Porto Alegre, o cenário é de perigo para temporais com volumes elevados no decorrer das horas. Em Santa Catarina, as instabilidades associadas ao sistema devem alcançar a altura do estado já em meados do período da tarde, condicionando a ocorrência de pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade, não sendo descartado algum episódio de chuva mais forte já entre o fim da tarde e o período da noite. Em Florianópolis, a chuva chega já no período da noite, em forma de pancadas com fraca a moderada intensidade.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

No Paraná, o dia deve seguir ainda com predomínio de tempo firme, bastante sol e calor marcando boa parte da quinta-feira. Apenas na parte da noite, algumas cidades do sul e sudoeste paranaense podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, não sendo descartada também a ocorrência de chuva forte acompanhada por raios e trovoadas.

No Sudeste, a chuva perde força e a tendência é de que o tempo siga firme em praticamente todos os estados da região. A circulação de ventos quentes e secos que partem do interior do país deve estimular o disparo dos termômetros ao longo do dia, sobretudo em São Paulo, boa parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na parte da tarde, o ar seco ganha força e derruba os índices de umidade relativa do ar, que devem entrar em níveis de atenção e alerta entre os três estados.

No Espírito Santo, ainda deve haver certa influência dos ventos que sopram do oceano e estimulam a maior presença de nebulosidade e umidade, além de manter as temperaturas mais amenas durante o dia. Algumas cidades costeiras podem contar com a ocorrência de chuva fraca isolada.

Enquanto no Centro-Oeste, algumas instabilidades associadas ao avanço da frente fria que se desloca sobre a região sul podem provocar a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul, além de áreas do oeste de Mato Grosso. Não estão descartados episódios de chuva forte localizada. Ainda assim, o destaque para ambos os estados continua sendo o calor intenso, que ganha força conforme o passar do dia. Além disso, a umidade relativa do ar deve continuar atingindo níveis críticos na parte da tarde.Calor e baixa umidade do ar também são destaque entre Goiás e o Distrito Federal, que seguem com predomínio de tempo firme ao longo das horas.

Já no Nordeste, a circulação de ventos marítimos vindos do oceano e trazendo umidade para o continente deve seguir realizando a manutenção da chuva sobre parte da costa leste da região. No litoral da Bahia, haverá condições para pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Entre Aracaju e o Rio Grande do Norte, não estão descartados episódios de chuva forte isolados. Chove também de maneira isolada em algumas áreas do agreste nordestino.

Nas demais regiões, o tempo já deve seguir mais estável, apenas com algumas variações de nebulosidade no decorrer das horas. O calor segue bastante intenso no sertão e meio-norte nordestino, com máximas ainda bastante elevadas e risco para queda acentuada dos índices de umidade relativa do ar.

E no Norte, o fluxo de umidade que transita sobre a região deve seguir favorecendo a formação de áreas de instabilidade sobre o Amazonas, Rondônia e Roraima. Ao longo do dia, haverá condições para fortes pancadas de chuva, não sendo descartada também a ocorrência de temporais isolados. Pode chover de maneira isolada também no extremo noroeste e oeste do Pará.

No Amapá e no Tocantins, será observado um maior predomínio de sol e tempo firme, sem chuva. As temperaturas seguem bastante elevadas e o calor continua intenso durante o dia.

Compartilhe:

Veja também: