fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nasa começa as operações nos EUA

No dia 1º de outubro de 1958, os Estados Unidos começaram oficialmente as operações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). A agência governamental se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias, além de programas de exploração espacial.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

Desde a criação do escritório, a Nasa conquistou marcos importantes na história da humanidade. Dentre eles, o envio do homem à lua. O programa, que durou de 1969 a 1972, conseguiu levar 12 pessoas para o satélite natural.

Imagem da luaImagem da lua
Os Estados Unidos venceram a Corrida Espacial contra a URSS depois de mandar um humano para a Lua | Foto: Reprodução/Wikipedia

Atualmente, a agência colabora com a Agência Espacial Europeia, a Agência Espacial Federal Russa e outros países para desenvolver a Estação Espacial Internacional (EEI).

A Estação Espacial InternacionalA Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional | Foto: Divulgação/Nasa

A criação da Nasa ocorreu durante a corrida espacial da Guerra Fria, no fim da década de 1950. Depois de a União Soviética colocar o primeiro satélite em órbita (Sputnik 1), os EUA passaram a dedicar mais tempo à exploração espacial.

Na época, o órgão norte-americano existente era o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (Naca), fundado em 1915.

Sputnik 1Sputnik 1
Sputnik 1, satélite soviético | Foto: Reprodução/Wikipedia

Quando começou a operar, a Nasa absorveu o Naca e os 8 mil funcionários da organização. Além disso, liderou um orçamento anual de US$ 100 milhões, três laboratórios de pesquisa principais e duas pequenas instalações de teste.

Em dezembro de 1958, a agência espacial assumiu o controle do Laboratório de Propulsão a Jato. O Instituto de Tecnologia da Califórnia liderava a operação.

A parceria da Nasa com Elon Musk

A Nasa e a SpaceX, companhia de exploração espacial do empresário Elon Musk, estabeleceram uma colaboração transformadora no setor aeroespacial.

Fundada por Musk no início do século 21, a organização se tornou a primeira empresa privada a enviar astronautas à Estação Espacial Internacional. O marco ocorreu em 2020, com a missão Crew Dragon.

A cápsula Crew Dragon, da SpaceXA cápsula Crew Dragon, da SpaceX
A cápsula Crew Dragon, da SpaceX | Foto:Reprodução/Wikipedia

O sucesso da jornada marcou o fim da dependência da Nasa por naves russas, que perdurava desde 2011. Além de missões tripuladas, a SpaceX também realiza lançamentos regulares de carga para a EEI, o que reduz custos e aumenta a eficiência para ambos os lados.

Outra importante contribuição é o envolvimento da SpaceX no programa Artemis. O objetivo do projeto é retornar com as viagens dos humanos à Lua e avançar na exploração de Marte.

A SpaceX conseguiu tornar as missões mais acessíveis e frequentes com foguetes reutilizáveis, como o Falcon 9. A parceria não apenas acelera o avanço tecnológico, mas também coloca os Estados Unidos novamente na liderança da exploração espacial.

O foguete reutilizável da SpaceX, Falcon 9O foguete reutilizável da SpaceX, Falcon 9
O foguete reutilizável da SpaceX, Falcon 9 | Foto: Reprodução/Wikipedia

Compartilhe:

Veja também: