O navio cargueiro grego Eternity C afundou no Mar Vermelho nesta quarta-feira, 9, depois de ter sido alvo de um ataque do grupo terrorista Houthis, do Iêmen. Equipes de resgate confirmaram a morte de quatro pessoas e informaram que ainda há 14 desaparecidos. Outros sete foram resgatados com vida. Em apenas dois dias, esse foi o segundo navio grego atacado pelos terroristas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O Eternity C foi atacado pela primeira vez na segunda-feira 7 e, na terça-feira 8, voltou a ser alvo dos houthis. A embarcação não resistiu às avarias e afundou.
Segundo informações de empresas de segurança envolvidas na operação, os marinheiros resgatados permaneceram mais de 24 horas no mar. O navio Eternity C foi atingido por drones marítimos e granadas lançadas de lanchas rápidas. O ataque destruiu os botes salva-vidas e forçou a tripulação a abandonar o navio.
Há suspeitas de que alguns tripulantes possam ter sido sequestrados, pois lanchas foram vistas próximas durante o resgate. A tripulação do Eternity C era formada por 21 filipinos e um russo, além de três guardas armados, sendo um grego e um indiano.
BREAKING:
The Greek bulk carrier Eternity C has sunk in the Red Sea after another Houthis attack on the ship this morning.
Several sailors have been killed and many more are missing.
Only 5 out of the 21-man crew have been saved. Almost the entire crew was Filipino. pic.twitter.com/2e0YHCzAW6
— Visegrád 24 (@visegrad24) July 9, 2025
“Continuaremos a procurar a tripulação restante até a última luz”, afirmou um representante da Diaplous, empresa de gestão de riscos marítimos da Grécia, à agência Reuters.
Outro navio grego atacado no Mar Vermelho pelo Houthis
Dois dias antes, no domingo 6, os houthis atacaram outro navio operado por uma empresa grega, o Magic Seas. Todos os tripulantes dessa embarcação foram resgatados antes do naufrágio.
Um vídeo postado nas redes sociais mostra terroristas armados do Houthis no Magic Seas.
BREAKING:
The Houthis have released a drone video of how their terrorists sank the Greek-owned bulk carrier Magic Seas 3 days ago in the Red Sea.
They first fired RPGs on the ship, then stormed it and placed explosives at strategic places.
Today, they attacked another Greek… pic.twitter.com/2N2GvQUGuU
— Visegrád 24 (@visegrad24) July 8, 2025
Desde novembro de 2023, mais de cem embarcações foram atacadas pelos houthis, grupo alinhado ao Irã, em ações que alegam apoiar palestinos.
O Mar Vermelho, rota fundamental para o transporte de petróleo e mercadorias, teve sua movimentação reduzida depois do início desses ataques.