Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Navio grego atacado pelo Houthis afunda no Mar Vermelho

O navio cargueiro grego Eternity C afundou no Mar Vermelho nesta quarta-feira, 9, depois de ter sido alvo de um ataque do grupo terrorista Houthis, do Iêmen. Equipes de resgate confirmaram a morte de quatro pessoas e informaram que ainda há 14 desaparecidos. Outros sete foram resgatados com vida. Em apenas dois dias, esse foi o segundo navio grego atacado pelos terroristas.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O Eternity C foi atacado pela primeira vez na segunda-feira 7 e, na terça-feira 8, voltou a ser alvo dos houthis. A embarcação não resistiu às avarias e afundou.

Segundo informações de empresas de segurança envolvidas na operação, os marinheiros resgatados permaneceram mais de 24 horas no mar. O navio Eternity C foi atingido por drones marítimos e granadas lançadas de lanchas rápidas. O ataque destruiu os botes salva-vidas e forçou a tripulação a abandonar o navio.

Há suspeitas de que alguns tripulantes possam ter sido sequestrados, pois lanchas foram vistas próximas durante o resgate. A tripulação do Eternity C era formada por 21 filipinos e um russo, além de três guardas armados, sendo um grego e um indiano.

“Continuaremos a procurar a tripulação restante até a última luz”, afirmou um representante da Diaplous, empresa de gestão de riscos marítimos da Grécia, à agência Reuters.

Outro navio grego atacado no Mar Vermelho pelo Houthis

Dois dias antes, no domingo 6, os houthis atacaram outro navio operado por uma empresa grega, o Magic Seas. Todos os tripulantes dessa embarcação foram resgatados antes do naufrágio.

Um vídeo postado nas redes sociais mostra terroristas armados do Houthis no Magic Seas.

Desde novembro de 2023, mais de cem embarcações foram atacadas pelos houthis, grupo alinhado ao Irã, em ações que alegam apoiar palestinos.

O Mar Vermelho, rota fundamental para o transporte de petróleo e mercadorias, teve sua movimentação reduzida depois do início desses ataques.


Compartilhe:

Veja também: