O Los Angeles Lakers tem um novo dono. Depois de uma longa espera, a venda da franquia foi aprovada com unanimidade pela NBA. Mark Walter, CEO da TWG Global, se tornou o proprietário majoritário do time que tem LeBron James e Luka Doncic.
Segundo fontes da ESPN, o bilionário norte-americano fechou a compra da franquia por 10 bilhões de dólares (R$ 53,8 milhões na cotação atual). No comando desde 1979, a família Buss segue como proprietária minoritária, com Jeanie Buss permanecendo em seu cargo de direção pelos próximos cinco anos.
“O Los Angeles Lakers é uma das franquias mais icônicas da história dos esportes, definida por sua história de excelência e incansável busca pela grandeza. Poucos times carregam um legado e tal influencia global como os Lakers, e é um privilégio trabalhar ao lado de Jeanie Buss para manter essa excelência e definir o padrão de sucesso nesta nova era, tanto dentro quanto fora das quadras”, disse Walter em comunicado.
Além dos Lakers, Mark Walter também controla o Los Angeles Dodgers, que está decidindo o título da World Series, da MLB. A franquia foi comprada por US$ 2,15 bilhões, em 2012. O bilionário também é dono dos Los Angeles Sparks, time da WNBA.
“Agora que Mark assume o papel de proprietário majoritário dos Lakers, não tenho dúvidas de que ele será um administrador dedicado da equipe e uma ótima adição à nossa liga, dados seus inúmeros sucessos nos mundos dos negócios e dos esportes ”, disse Adam Silver, comissário da competição americana.
Os 10 bilhões de dólares investidos por Mark Walter quebram o recorde da compra do Boston Celtics, em julho, por 6,1 bilhões de dólares.
 
								


 
								