Lucas Paquetá, brasileiro titular do West Ham, tem sido o centro das atenções do futebol mundial. Após ser absolvido pela Justiça da Inglaterra em investigação por má conduta em relação a apostas, o meio-campista finalmente retornou à seleção brasileira, após ficar fora das últimas duas listas.
Livre de polêmicas e de volta aos holofotes, o brasileiro viu seu nome ganhar força no mercado e ser ventilado no Manchester City, que quase o contratou há dois anos, e também no Flamengo, clube que o revelou. Entretanto, com o fim da janela de transferências se aproximando, um novo clube quer entrar na corrida para contratá-lo: o Tottenham.
Segundo apurou a ESPN, o clube inglês pretende fazer pelo menos mais duas contratações até 1º setembro, quando fecha o mercado europeu, e analisa alguns nomes no mercado, entre eles Paquetá.
O interesse específico pelo camisa 10 se encaixa dentro de um desejo mais antigo do clube. Os Spurs já vinham se interessando em contratar um meia ofensivo para esta temporada, mas perdeu duas oportunidades: Morgan Gibbs-White, que renovou com o Nottingham Forest, e Eberechi Eze, que optou por se transferir ao Arsenal, em um negócio de 67,5 milhões de libras (R$ 493,3 milhões).
Ainda segundo fontes ouvidas pela ESPN, Lucas Paquetá não seria o único nome considerado para essa vaga. Fora o brasileiro, Maghnes Akliouche, do Monaco, e Xavi Simons, do RB Leipzig, também são pretendidos pelo clube. Este último, interesse antigo do Tottenham, só seria alvo de uma investida séria caso haja sinais de que sua transferência para o Chelsea não será concretizada.
Fora esses três nomes, há um ainda mais concreto, já que os Spurs já fizeram uma consulta ao Olympique de Marselha sobre Adrien Rabiot, que está disponível após uma notável discussão no vestiário com o companheiro de equipe Jonathan Rowe na semana passada, após a derrota por 1 a 0 para o Rennes.
Fora a posição de meia, o Tottenham também está em forte procura por um ponta. Para esse papel, também desponta um nome brasileiro: o de Savinho, do Manchester City. Além dele, Nico Paz, do clube italiano Como, também é alvo de interesse, mas as chances de uma negociação são incertas, já que Real Madrid tem uma cláusula de recompra incluída no contrato atual de Paz.
Os Spurs também investigaram se Bilal El Khannouss fechou um acordo para se transferir do Leicester City para o Crystal Palace ou se há a possibilidade do clube do norte de Londres entrar na disputa.
Embora um camisa 10 e um ponta sejam vistos como prioridades, a ESPN também apurou que o Tottenham está aberto a contratar um zagueiro antes do prazo final de segunda-feira. O clube tem interesse em Marc Guéhi, do Palace — inclusive tendo uma oferta rejeitada em janeiro —, mas acredita-se que o jogador prefira uma transferência para o Liverpool.
(*Tradução e adaptação: Vinicius Garcia)