Conselheiro destaca a possível triplicação da BR-376, em Ponta Grossa, e como isso resulta em geração de empregos e novos investimentos
Publicado: 09/08/2025, 10:14

Bruno Costa, conselheiro da área da Agricultura –
O conselheiro da área da Agricultura do Grupo aRede, Bruno Costa, comentou sobre o projeto de triplicação da BR-376, em trechos de Ponta Grossa rumo a Curitiba – leia a reportagem especial clicando aqui. Além disso, ele cobrou que as propostas saiam do papel e que isso vire uma realidade aos ponta-grossenses.
Confira abaixo a opinião na íntegra do ex-secretário de Agricultura, Pecuário e Abastecimento de Ponta Grossa:
“A possível triplicação da BR-376 em trechos da Rodovia do Café, somada a outros investimentos previstos pelo Governo do Estado, vai muito além de simples obras viárias – são ferramentas de produtividade.
Investir em estradas melhora de forma significativa a logística do transporte, atrai novos investimentos e permite que as riquezas do campo cheguem aos portos com mais rapidez e menor custo.
Ponta Grossa está no epicentro logístico do Sul do Brasil. Aqui, cada minuto economizado na estrada se traduz em lucro para o produtor rural e em alimentos mais baratos para o consumidor final.
VÍDEO
Confira a opinião do conselheiro da Agricultura | Autor: Colaboração.
Muito se discute sobre o valor das tarifas. Mas é por meio delas que se torna possível construir estradas de qualidade, capazes de reduzir custos de transporte, acidentes e tempo de viagem. No fim, o retorno econômico dessas obras é muito maior do que o custo investido.
Além disso, obras como essa geram um poderoso efeito multiplicador: criam empregos, aumentam a competitividade das empresas, atraem investimentos e ampliam a arrecadação do município.
O desafio agora é, de forma técnica e transparente, cobrar a execução dessas obras e garantir que o investimento chegue exatamente onde deve chegar.
E é aí que entra o papel das entidades, como Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) outras organizações de classe e a própria sociedade civil.
Porque não estamos falando apenas de asfalto. Estamos falando de crescimento”.
CONSELHO DA COMUNIDADE – Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.