A montadora chinesa Neta Auto, que chegou ao Brasil em 2024 com a promessa de disputar o mercado de veículos elétricos, caminha para encerrar sua breve passagem pelo país. Depois de vários dias de silêncio, o site oficial da marca e sua página no Instagram saíram do ar. Restou apenas uma concessionária em funcionamento, a Potenza, no Rio de Janeiro. A marca já fechou a unidade Novos Tempos, em Juazeiro (BA).
Conforme a revista Motor Show, cerca de 400 veículos foram retirados do país nos últimos meses. Do estoque inicial de quase 700 carros, apenas 300 ainda estariam em território nacional. Apesar disso, a Neta mantém um escritório ativo na Avenida Paulista e segue afirmando que as vendas continuam normalmente. A empresa alega que passa por um processo de reorganização sob o comando do governo chinês. Assim, promete retomar a produção ainda em 2025.
Neta suspende venda do modelo GT
No entanto, os números não ajudam. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Neta vendeu apenas 59 veículos neste ano — 34 unidades do compacto Aya e 25 do SUV X. O modelo GT, anunciado em 2024, já deixou de ser ofertado.
O revés no Brasil reflete a crise da matriz, a Hozon Auto, que entrou oficialmente em processo de falência na China. Segundo a agência Reuters, um credor entrou com pedido de falência em maio. Desse modo, o governo determinou o fechamento de várias lojas da Neta em Xangai.


Apesar de promessas de recuperação e novos investimentos, o mercado brasileiro dificilmente continuará sendo a “prioridade máxima” da empresa no exterior, como havia afirmado o CEO da Hozon, Fang Yunzhou.
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